3ª Edição do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios é promovida pela Divisão de Gestão de Unidades de Conservação

O Parque Natural Municipal – PNM Itaim sediou na segunda-feira (21), o primeiro dia de cursos de prevenção e combate a incêndios promovidos pela Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). As aulas têm como objetivo preparar os participantes para ajudar na prevenção e combate aos incêndios florestais.
A instituição do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios em Áreas Florestadas do Município de São Paulo “Operação Fogo Zero” está em sua fase final e ocorre por meio de uma portaria intersecretarial, integrada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras. Ainda antes deste ato normativo, a Secretaria já vem atuando na prevenção, capacitação e combate aos incêndios florestais nos nossos parques.
Os treinamentos são realizados de forma gratuita e ministrados em um dia. As aulas de capacitação reúnem novos vigilantes e reciclam os conhecimentos dos já treinados nos anos anteriores. Totalizando 8 horas, os participantes contam com aulas teóricas pela manhã e práticas à tarde, além de oficina de confecção de abafadores – as vassouras de bruxa. O certificado emitido tem reconhecimento nacional.
No PNM Fazenda do Carmo, localizado na zona leste, as aulas serão realizadas nas quartas-feiras (início foi no dia 23/3 e a sequência será em 6 e 27 de abril). Na zona sul, os PNMs Itaim e Varginha e o Parque Anhanguera, na zona norte, receberão os alunos até maio. Os dias são às segundas-feiras até o fim de abril (21 e 28/3 e 4, 11, 18 e 25/4), e os primeiros sábados de maio (2 e 9/5).
Membros da Guarda Civil Municipal Ambiental, do Corpo de Bombeiros, dos Conselhos Gestores das APAs (Áreas de Proteção Ambiental) e dos parques municipais também são convidados a participar das aulas para auxiliar nas operações.
Os cursos são ministrados por duas empresas parceiras, a 3R Brasil, para os cursos nas regiões sul e norte, e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Bombeiros (CFAB), para região leste da capital.