Ações de prevenção marcam a Semana Nacional de Combate ao AVC em São Paulo

Abertura será no ‘Morumbizinho’, em São Miguel Paulista, neste sábado (21); atividades acontecem em todo o município até 29 de outubro

 Prevenção é a palavra-chave no combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo. Na semana que antecede o Word Stroke Day (dia mundial de combate a esta patologia), celebrado em 29 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo vai aderir à Semana Nacional de Combate ao AVC, promovida pela Rede Brasil AVC em vários estados e que tem como foco a conscientização sobre as medidas preventivas essenciais na luta contra a doença.

 A abertura do evento municipal será neste sábado (21), na Praça Fortunato da Silveira, conhecida popularmente na região por ‘Morumbizinho’, na Vila Jacuí, em São Miguel Paulista, com alongamento e caminhada a partir das 10h. Além de tenda com informações sobre alimentação saudável, também serão oferecidas aulas de Lian Gong, Xiang Gong e zumba, entre as 10h30 e 12h30.

A atividade física terá papel de destaque nas ações desenvolvidas ao longo desta semana na capital. O coordenador da área técnica de Cardiologia da SMS, Amaury Zatorre Amaral, explica que a prática da atividade física associada à alimentação saudável tem impacto direto na prevenção ao acidente vascular cerebral.

“Cerca de 90% dos casos de AVC estão relacionados com o estilo de vida, especialmente com o controle da pressão, e menos de 10% são ocasionados por condições genéticas. É importante chamar a atenção para a gravidade da doença e, por isso, teremos um reforço nessas ações, que já são desenvolvidas ao longo do ano pela secretaria”, destacou Amaral.

Semana nas UBS

Entre os dias 23 e 27 de outubro, as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) vão intensificar as práticas integrativas nas unidades básicas de saúde de rede municipal. Na região Oeste, UBS como a Paulo VI, AMA/UBS Integrada Vila Sônia e UBS Real Parque vão reforçar o assunto com a aferição da pressão e palestras sobre alimentação saudável, tabagismo e incentivo à prática de exercícios físicos.

Na região Leste, a extensa programação da semana inclui orientação sobre os riscos do tabagismo na UBS Jaraguá (Itaim Paulista), AMA/UBS Integrada Cidade Líder I (Itaquera) e UBS Jardim das Camélias (São Miguel). Nas UBSs do Centro, haverá orientação e roda de conversa nos grupos já existentes e aferição da pressão arterial.

O assunto também será abordado nos diversos grupos desenvolvidos nas unidades da região Sudeste, como o de reabilitação interdisciplinar destinado a pacientes com sequelas neurológicas e seus familiares do CER II Vila Prudente e nos grupos de apoio psicológico aos pacientes com AVC do CER III Sapopemba.

Profissionais da saúde também irão intensificar a orientação nas unidades da coordenadoria Norte, incluindo a entrega de informativo na UBS Elísio T. Leite, em Perus, roda de conversa sobre prevenção ao AVC na UBS Chácara Inglesa e plantão de dúvidas na UBS Japão, na Vila Maria.

Na região Sul, as atividades informativas serão voltadas tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde. A agenda inclui duas palestras voltadas para o grupo de idosos da UBS Novo Jardim, no M’Boi Mirim, com os temas “Terapia medicamentosa no combate ao AVC” e “Prática de atividade física na prevenção do AVC”. A adesão às ações na região se estende ao Hospital M’Boi Mirim, que fará uma ação na quarta-feira, 25, com orientação básicas sobre o assunto e avaliação simples com aferição de pressão, peso e circunferência abdominal.

Encerramento

A conclusão da semana de atividades será na região da Avenida Paulista no próximo domingo (29), quando se celebra o Dia Mundial de Combate ao AVC. A programação inclui, além da prática de exercícios, esclarecimentos sobre prevenção e sintomas da doença e apresentação da banda de pop-rock independente Venna.

Serviço:

Abertura Semana Nacional de Combate ao AVC

Local: Praça Fortunato da Silveira (Praça Morumbizinho), em São Miguel Paulista

Horário: 10h às 13h.

Atividades: Alongamento e caminhada, Lian Gong, Xiang Gong, aula de zumba e tenda sobre alimentação saudável.