Agosto é mês do Expresso Turístico Italiano

Mais uma edição do Expresso Turístico Jundiaí CPTM com o tema “Itália” será realizado no próximo dia 25/08, junto à operadora de Rizzatour de Turismo. Nele, além do convencional trajeto turístico, os usuários terão contato com a cultura italiana de diversas maneiras: apresentações de músicas, narração de histórias, curiosidades sobre a imigração italiana no Brasil e um bate papo descontraído sobre o país. Tudo isso a bordo de um trem da década de 60. Saindo da Estação da Luz, às 07h45, na plataforma de embarque, os turistas já vão contar com a recepção do Grupo Folklorístico Stella Bianca, que animará o público. A quase 60km da capital, a cidade de Jundiaí tem diversas rotas turísticas, entre elas a denominada “rota turística da uva”, que recebe esse nome por causa das dezenas de adegas de vinho existentes na região, devido à forte presença de italianos, e por estar em uma cidade que, desde 1700, é uma grande produtora de vinhos no Estado.

A operadora de turismo oferece dois tipos de serviço para essa edição. O pacote completo contempla as passagens do expresso turístico, ônibus para deslocamento em Jundiaí, guia de turismo, serviço de bordo, visitas monitoradas, degustação de vinho, almoço com sobremesa, seguro viagem contra acidentes pessoais e visita a pisa da uva. Além deste, há a opção de roteiros complementares, onde os usuários podem adquirir os serviços de forma individual, exceto a passagem do trem que deve ser adquirida nas bilheterias da Estação da Luz ou Estação Prefeito Celso Daniel – Santo André. Neste dia, exclusivamente, quem adquirir as passagens individuais também poderá participar das atrações ao longo da viagem. Para mais informações ou compra dos serviços com a Rizzatur, basta acessar o site: www.rizzatour.com.br.No fim da tarde, às 16h30, o trem parte de Jundiaí para São Paulo, finalizando a viagem turística em um percurso de 01h30, ao longo da Linha 7-Rubi, primeira estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga São Paulo Railway.

Expresso Turístico

Inaugurado em abril de 2009, o Expresso Turístico é um serviço ferroviário que integra pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha férrea. A viagem é feita a bordo de uma composição, formadas por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60 e tracionados por uma locomotiva a diesel, da CPTM. Os vagões foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e foram totalmente restaurados pela CPTM. Atualmente, existem três percursos: Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes, todos com embarque na Estação da Luz. Ao longo da viagem, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia paulista.