Apresentação Da Orquestra Filarmônica Adsa Brasil No Grajaú

A Orquestra Filarmônica ADSA Brasil Campo Grajaú (OFADASB-CG), fez sua primeira apresentação em menos de um ano de sua fundação. Idealizada e fundada pela violista Pericy Monteiro, em agosto de 2018 e sob o comando e responsabilidade do maestro e compositor, jornalista Abrahão Esteves. O grupo trabalha focado na construção de uma das maiores orquestras evangélicas da Zona Sul e com objetivo de atingir os 100 músicos em pouco tempo. Isso, com certeza, será alcançado, pois em poucos meses as crianças que nunca tinham visto uma nota musical já participaram tocando os seus respectivos instrumentos. Por exemplo, a regente Talita Gava, que iniciou há menos de 6 meses já toca violino e aprendeu a reger e comandar uma orquestra dentro dos padrões clássicos e regeu com muita maestria a primeira apresentação.  Além de violinista, Talita Gava é spalla e regente adjunta em cooperação com o também violinista, spalla e regente adjunto, Sérgio Caetano.

   Centenas de pessoas foram ao evento de exibição dos músicos, no dia 19 de abril, na sede (provisória) da ADSA Campo Grajaú, que além da orquestra, teve apresentação da banda ADSA, coral, oração com o pastor local Ivo Lúcio, solista vocal e a palavra com o pastor presidente da ADSA Brasil Campo Grajaú, Roni Dias. A primeira apresentação o grupo orquestral contou com músicos dentro da faixa etária dos 8 anos aos 65. Por exemplo, a menor do grupo é a violinista Sarah Vitória que tem apenas 8 anos; na sequência o também violinista Washington Rodrigues com 9 anos e Aléx Samuel com 10 anos completado no dia da apresentação. Além das adolescentes, Thabata e Alanis, os demais dispensam comentários, pois todos fizeram a diferença na sonorização harmônica do grupo.

   A ideia da fundação de uma orquestra para a região do Grajaú veio de um avivamento de seu intelecto no tocante ao bem-estar dos jovens, dos pais e da comunidade em geral, principalmente da comunidade evangélica, disse Pericy. Como já tinha sido aluna do Maestro há algumas décadas e conhecia bem o trabalho sério ligado a formação de orquestra, banda e coral, resolvi procura-lo e fazer o convite. O maestro aceitou e fomos à luta e já temos uma grande orquestra e que será a maior… (risos) ao falar, desde que o maestro não nos abandonem, concluiu Pericy Monteiro.

   Os ensaios acontecem aos sábados as 9h, na sede (provisória) ADSA Brasil Campo Grajaú, Rua Joaquim Vasconcelo, 171, Parque Grajaú, Distrito de Grajaú. A orquestra está aceitando músicos que já tocam e também aqueles que quer iniciar na música clássica e a partir de 8 anos até os 70 em todas as categorias, por exemplo, violino, viola, violoncelo, saxofone, clarinete, flauta, trombone, tuba, trompa, fagote, oboé e entre tantos outros. Os interessados devem procurar a secretária e supervisora da orquestra, Pericy Monteiro e fazer a inscrição. Estamos atendendo os interessados de todas as congregações da ADSA Brasil Campo Grajaú e também de outros campos da ADSA.

   Agradecemos o apoio dos pastores da ADSA Campo Grajaú, pastor local Ivo Lúcio e o pastor presidente Roni Dias, bem como os pastores das congregações do campo. A presença do Pastor Sérgio da Igreja Cristo Reina, que tem nos prestigiados; o I.A.C. (Instituto Abrahão.Com) que é parceiro na formação da orquestra e o departamento de multimídia MMADSA, sob a responsabilidade de Fernanda Fernandes e sua assessoria, que nos presenteou com fotos.