Balanço de ações da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente em 2021

São Paulo teve grandes conquistas verdes em 2021 e lançou importantes desafios em busca de uma cidade mais sustentável para seus doze milhões de habitantes. A SVMA inaugurou três parques, sendo eles o Alto da Boa Vista (29/05), o Paraisópolis (19/09) e o Augusta (06/11). Ainda foi realizada a revitalização de 17 parques municipais. Com o abrandamento da pandemia e a volta das visitas aos espaços abertos, nossos parques receberam quase 26 milhões de visitantes ao longo dos doze meses.

Os viveiros municipais produziram mais de 700 mil mudas e a Prefeitura realizou o plantio de mais de 50 mil árvores, sendo 10 mil em homenagem às vítimas da Covid-19, nos Parques do Carmo e Natural Municipal Fazenda do Carmo.

Na Semana do Meio Ambiente, em junho de 2021 tivemos o lançamento do PlanClima SP – Plano de Ação Climática da Cidade de São Paulo, que mostra como o município alinhará suas ações com os compromissos do Acordo de Paris. O PlanClima SP apresenta cinco estratégias principais, sendo elas: Rumo ao carbono zero em 2050; Adaptar a cidade de hoje para o amanhã; Proteger pessoas e bens; Mata Atlântica, precisamos de você!; Gerar trabalho e riqueza sustentáveis.

No ano passado também foi divulgado o BIOSAMPA 2020, que atualiza os indicadores de biodiversidade, serviços ecossistêmicos e governança de São Paulo, a fim de compreender o estado e a evolução dos índices de biodiversidade além de possibilitar o subsidio de planejamento de estratégias para a conservação e recuperação ambiental.

O CeMaCAS – Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres resgatou e reabilitou quase oito mil animais silvestres durante o ano todo.

Durante 2021 a equipe de fiscalização realizou 361 vistorias e 200 autuações em loteamentos irregulares localizados em áreas de proteção de mananciais. Foram emitidas 1.162 licenças ambientais, incluindo os Termos de Compromisso Ambiental (TCA). A Assessoria Jurídica respondeu a 1.057 ofícios durante todo o ano, desses foram 866 ofícios do Ministério Público e 97 a ofícios de delegacias que atuam contra crime ambientais.