Biblioteca Mário De Andrade Ação Cultural Programação / Janeiro 2021

Biblioteca Mário De Andrade Ação Cultural

Programação / Janeiro 2021

Teatro infantojuvenil: O gigante Adamastor

com Cia O Grito

24 de janeiro

domingo, 11h

No ciclo de teatro infantojuvenil deste verão, a próxima atração é “O gigante Adamastor”, peça baseada no Canto V do clássico “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, e seus atores trocam de personagens para contar a história de um enorme e poderoso gigante que se perde de amores por uma pequena e delicada ninfa que o rejeita. Seu sofrimento faz com que ele sopre sobre o mar, gerando ondas enormes no cabo das tormentas onde os navios sempre naufragam. Ao mesmo tempo, numa pequena cidade, Zito é irmão caçula de Pedro e o segue pela cidade toda, mas essa parceria fica em risco com a chegada de um circo misterioso na cidade e o sumiço do irmão mais velho. Para ter seu irmão de volta, Zito terá que desvendar grandes mistérios e enfrentar seres mitológicos nesse circo mágico.

Veja no YouTube da Mário.

Teatro na Mário: Brecht – O prazer de pensar

com Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas

25 de janeiro

segunda, 19h

“Brecht – O prazer de pensar” é mais uma apresentação do ciclo de Teatro na Mário. Os atores Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas visitam textos de peças e outros escritos do dramaturgo alemão Bertold Brecht (1898-1956) em um exercício teatral e audiovisual que busca jogar luz sobre obscurantismos de nosso tempo.

Não perca: faça sua inscrição no canal da Mário no YouTube.

História na Mário: Feminismo decolonial

Flavia Rios responde a Rita Palmeira

27 de janeiro

quarta, 19h

No próximo encontro do ciclo História na Mário, a professora e socióloga Flávia Rios comenta o livro “Um feminismo decolonial”, escrito pela escritora francesa Françoise Vergès.

A obra, que analisa as consequências da colonização nas relações atuais para repensar o feminismo por dentro e torná-lo necessariamente multidimensional, inclui em sua reflexão raça, sexualidade e classe.

Flávia Rios, além de professora de sociologia da UFF, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Guerreiro Ramos (NEGRA), é também autora do prefácio do livro discutido. As perguntas serão feitas pela editora e crítica Rita Palmeira.

Acompanhe no YouTube da Mário.

Teatro infantojuvenil: Babar, um elefante singular

com Antônio Vaz Leme, Cacau Merz e Sandro Gattone

adaptação e direção: Márcio Araújo

31 de janeiro

domingo, 11h

“Babar, um elefante singular” é mais uma apresentação do ciclo de teatro infantojuvenil da Mário durante o verão. Adaptação da obra musical composta por Francis Poulenc “Babar, o elefantinho” (1940), com texto de Jean de Brunhoff, a obra ilustra vários momentos da vida de um elefantinho cativante, desde o nascimento, passando pela infância, ritos e perdas, mudanças e descoberta da cidade, até sua volta ao povo original, na floresta, para ser coroado rei. A versão de “Babar” para os dias de hoje aborda questões como empoderamento, valorização à natureza, das suas raízes e de tudo o que a história de cada um traz para a autoconsciência.

Veja no canal da Mário no YouTube.

Teatro infantojuvenil: Dois passarinhos

com Thayame Porto

31 de janeiro

domingo, 12h

“Dois passarinhos” é uma adaptação de Thayame Porto para o ciclo de teatro infantojuvenil da Mário. Quantos saberes podemos aprender nos livros, e quantos com os passarinhos? Nessa mediação de leitura os passarinhos nos divertem e nos ensinam.

Assista no YouTube da Mário.