Caixa cultural São Paulo recebe Virgínia Rodrigues

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 9 a 11 de novembro, a cantora Virgínia Rodrigues. Uma baiana falando de seu povo e de sua religião para o mundo.

Com uma sofisticação musical sem igual, aliada ao despojamento e intensa energia de palco, Virgínia Rodrigues emociona a platéia com seu canto poderoso e aveludado.

O canto celestial de Virgínia transita entre o popular e o erudito. Ela foi descoberta, em 1997, por Márcio Meirelles, do Bando de Teatro Olodum. E foi em uma de peças de teatro que Caetano Veloso a viu pela primeira vez e Virgínia foi lançada de Salvador para o mundo.

A história da cantora baiana ficou tão conhecida internacionalmente que os jornalistas americanos a apelidaram de “Cinderela brasileira”. Após o lançamento de seu primeiro disco, “Sol Negro” (1997), Virgínia fez duas turnês pelos Estados Unidos e Europa. O álbum produzido por Celso Fonseca contou com as participações de Gilberto Gil, Milton Nascimento, Djavan e recebeu ótimas críticas na imprensa nacional e internacional.

Em “Nós” (2000), com produção artística de Caetano Veloso, Virgínia homenageia os blocos afro de Salvador. A parceria com Caetano continuou em seu terceiro trabalho, “Mares Profundos”, lançado simultaneamente na Europa pelo selo Edge, da gravadora alemã Deutsche Grammophon, em 2004.

Em 2008, lançou o disco “Recomeço”, álbum de clima camerístico com clássicos do cancioneiro brasileiro.

Em 2015, Virgínia lançou seu quinto trabalho, “Mama Kalunga”, uma reverência às matrizes africanas e suas ressonâncias na diáspora negra, com direção artística de Tiganá Santana e direção musical de Sebastian Notini. O disco foi indicado como melhor álbum e Virgínia ganhou prêmio de melhor cantora, no 27º Prêmio da Música Brasileira.

Atualmente a cantora prepara seu novo álbum “Cada Voz é uma Mulher”, onde dialoga com compositoras lusófonas do Brasil, Moçambique, Angola, Guiné Bissau e Cabo Verde. O álbum será lançado, em 2019, com patrocínio do Natura Musical e irá gerar um DVD ao vivo, produzido em parceria com o Canal Brasil.

Sempre acompanhada de excelentes músicos, a cantora baiana dividirá o palco com Bernardo Bosísio e Leonardo Mendes nos violões, Marco Lobo e Sebastian Notini na percussão e Iura Ranevsky no violoncelo.

SERVIÇO

Virgínia Rodrigues – Show 20 Anos de Carreira

Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, número 111 – Sé – SP

Data: 09, 10 e 11/11 (sexta a domingo)

Hora: 19h15

Entrada: Gratuita (Ingressos distribuídos a partir do das 9h do dia de cada espetáculo, limitado a um par por pessoa).