Capela do Socorro recebe oitava unidade do Descomplica SP

A Prefeitura de São Paulo inaugurou oficialmente nesta sexta-feira (03/07), na Rua Cassiano dos Santos, 499 – a oitava unidade do Descomplica SP, programa que implementa um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão. A unidade opera dentro da Subprefeitura da Capela do Socorro, na Zona Sul da capital.

Segundo o prefeito Bruno Covas, o Plano de Metas previa a implantação de oito unidades do Descomplica SP. “Mais de 99% dos usuários aprovam os atendimentos nas unidades do Descomplica SP. Esse é o tipo de serviço que a gente quer ver replicado pra qualquer repartição pública”, disse.

Disposta em um espaço de 800 m², a unidade entrou em pré-operação no dia 29 de junho e oferece 270 serviços de 12 órgãos e secretarias como cadastro para recebimento de benefícios sociais, requerimento de seguro-desemprego, informações ao empreendedor, alistamento militar, desbloqueio da senha web, entre outros.

“O Descomplica SP desburocratiza o acesso da população aos serviços da Prefeitura. Todos os colaboradores recebem treinamento e são capazes de oferecer aos cidadãos as orientações e informações necessárias sobre o serviço que procuram”, diz o secretário de Inovação e Tecnologia Juan Quirós.

Seguindo os protocolos de prevenção à covid-19, a unidade opera com apenas 20% de sua capacidade, horário reduzido e diversas recomendações de distanciamento e higiene, como o uso obrigatório de máscara.

A unidade da Capela do Socorro estará aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, e para que não haja aglomeração de pessoas, só prestará serviços com agendamento prévio, disponível na Central 156 ou no site do Descomplica SP. Quem for à unidade sem data e horário marcados receberá orientação para agendar o serviço.

“Teria que ir até a Zona Norte para dar entrada no seguro desemprego. Fiquei feliz em saber da criação desse serviço bem próximo da minha casa. A praticidade é bem maior”, afirmou a usuária do serviço, Marli Gonçalves.

O Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, liderada na Prefeitura pela Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT). Além da Capela do Socorro, os paulistanos contam com unidades do programa nas regiões do Butantã, Campo Limpo, Jabaquara, Penha, Santana/Tucuruvi, São Mateus e São Miguel Paulista.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as unidades do Butantã, Santana/Tucuruvi, Jabaquara e São Mateus estão abertas exclusivamente para habilitação do seguro desemprego, oferecida pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo – Cate. Já a unidade do Campo Limpo está aberta seguindo o mesmo protocolo de prevenção implementado na Capela do Socorro.