CBMAE – Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial

Desde 2016, funciona na Associação Comercial a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial, há 1 ano e meio a Distrital Sul vem operando este serviço, sendo que até o momento já foram realizadas 105 audiências, com 99% de ações assertivas.

Este serviço é disponibilizado para associados e não associados, lembrando que para associados há um desconto de 30% nas taxas de registro e administração.

Ressalta-se que os acordos realizados na Câmara de Mediação da Associação Comercial, são homologados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, uma vez que a mesma possui cadastramento junto ao TJ-SP, portanto isso só vem reforçar a questão da segurança jurídica do resultado das sessões.

Para se ter uma idéia, atualmente um processo judicial, possui uma média de demora (entre início e término), em torno de oito anos no Brasil, enquanto os processos de conciliação não passam de 60 dias.

Além do custo ser também diferenciado, pois conforme dito anteriormente, o associado possui um desconto nas taxas de registro e administração, a mediação e arbitragem variam de acordo com o serviço utilizado e o valor da demanda.

Para acesso ao serviço basta ligar para 3180-3434 ou e-mail: secretariacbmae@acsp.com.br. Depois do contato, geralmente a audiência é agendada num prazo de até 30 dias.