Centro de Cidadania da Mulher Capela do Socorro realiza 60 atendimentos ao mês

O Centro de Cidadania da Mulher Capela do Socorro, na Zona Sul, é um dos cinco equipamentos existentes no município destinados à qualificação e formação em cidadania das mulheres integrantes da Rede de Assistência do Município. O prefeito Bruno Covas visitou o local nesta quinta-feira (28), acompanhado pela secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella.

Inaugurado em 14 de setembro de 2006, o CCM Capela do Socorro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e atende uma média de 60 mulheres por mês. Em 2018, o equipamento realizou 853 atendimentos. No local são oferecidos oficinas e cursos de geração de renda (crochê, bordado, costura, pintura), atividades físicas e de expressão (dança, exercícios, teatro),  além de palestras,  atendimento nas áreas de psicologia e serviço social (oferecido por voluntárias, resultado de uma parceria com o Grupo Hera Artemisul) e encaminhamento jurídico (para a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, mediante convênio com a Prefeitura).

As frequentadoras recebem atendimento de equipe formada por coordenadora, assistente social, assistente de gestão e agente de apoio.

Rede de assistência

Mulheres de diferentes idades, etnias e crenças podem frequentar os Centros de Cidadania da Mulher,  que são espaços de qualificação e formação nos quais podem organizar-se e defender seus direitos sociais, econômicos e culturais. Nestes locais elas participam de ações e projetos que estimulam a implementação de políticas de igualdade com o objetivo de potencializar, por meio do controle social, os serviços públicos existentes para atender às suas necessidades e de sua comunidade.

Os CCMs fazem parte da Rede de Assistência da Mulher em Situação de Violência da Cidade de São Paulo, que conta também com os Centros de Referência da Mulher (CRMs),  para o atendimento de vítimas de violência sexual e doméstica. A rede também é composta pelas Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado (varas especiais), além das Casas de Passagem e Abrigos, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Endereços:

CCM Capela do Socorro – Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 350, Grajaú. Telefone: 5927-3102

CCM Santo Amaro – Rua Mário Lopes Leão, 240, Santo Amaro. Telefone: 5521-6626

CCM Parelheiros –  Rua Terezinha do Prado Oliveira, 119, Parelheiros. Telefone: 5921-3935

CCM Itaquera – Rua Ibiajara, 495, Itaquera. Telefone: 2073-5706 / 2073-4863

CCM Perus – Rua Joaquim Antonio Arruda, 74, Perus. Telefone: 3917-5955 / 3917-7890