Centro de Informação à Pessoa com Deficiência

Na manhã desta terça-feira (04), o Governo do Estado de São Paulo inaugurou na estação Tatuapé, o Centro de Informação à Pessoa com Deficiência. O espaço, que é um projeto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô-SP, oferece atendimentos personalizados, como pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas.

A celebração, que reuniu cerca de 100 pessoas, contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy e do Presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô-SP, Silvani Alves Pereira, que também assinaram o Termo de Cooperação Técnica entre as partes, visando possibilitar instalações dos Centros de Informação à Pessoa com Deficiência.

“A partir de hoje São Paulo capital ganha este Centro de Libras, de empregabilidade, de pequenos reparos em cadeiras de rodas, de tudo aquilo que as pessoas com deficiência precisam e aqui vão ter atendimento. Ainda este ano, mais quatro novas unidades do Centro de Informação serão inauguradas nas estações do Metrô Paraíso, Tucuruvi, Barra Funda, Itaquera”, afirmou a Secretária de Estado, Célia Leão.

Segundo o Secretário Alexandre Baldy, o trabalho em conjunto entre o Metrô-SP e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência resultou em um serviço eficiente às pessoas com deficiência. “A Secretaria identificou as demandas e o cuidado que as pessoas com deficiência precisam e trouxeram para cá, no metrô. Vários outros Centros serão colocados em estações e espaços que contemplam esse público”, disse Baldy.

Ter um espaço da Secretaria para atendimento das pessoas com deficiência em estações do Metrô de São Paulo vai ao encontro das ações de acessibilidade e inclusão implantadas pelo sistema metroviário paulista, que tem estações e trens acessíveis, além de funcionários capacitados para atender esse público.

Centro de Informação à Pessoa com Deficiência

Pensando em facilitar o acesso à informação e dar auxilio à pessoa com deficiência, o espaço realiza atendimento personalizado para comunicação em Libras e manutenção básica e preventiva em cadeiras de rodas, troca de ponteira de bengala e identificação de bengalas por tipo de deficiência, cores vermelha e branca.

Além disso, os funcionários do stand também fazem captação de currículos de pessoas com deficiência para encaminhamento em vagas de emprego, por meio do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), a fim de ampliar o número de profissionais com deficiência no mercado de trabalho.

O serviço funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, na estação de metrô Tatuapé.