Centro para Crianças e Adolescentes da Zona Sul empodera os conviventes

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Leide das Neves, localizado no Jabaquara, na Zona Sul de São Paulo, faz uma atividade com os conviventes chamada “A Força da Cor”. As aulas acontecem uma vez por mês e todas as crianças e adolescentes participam.

Na atividade eles aprendem a lidar com preconceitos e desenvolvem debates sobre diversidade racial. Os atendidos também fazem trabalhos reflexivos em grupo, leituras de jornais e revistas, pesquisas e dinâmicas.

A voluntária responsável e os colaboradores do serviço fizeram um painel para os conviventes se inspirarem e se identificarem. Nele tem fotos de penteados e cabelos de estilos diversos.

O CCA trata o projeto sobre diversidade como um assunto prioritário. Ensinar crianças e adolescentes a amarem os próprios traços e o cabelo natural é necessário. Focam também na importância de mudar o estilo porque querem e não por opinião alheia, como alisar o cabelo ou deixar natural.

A gerente do serviço, Eloneide Soares, ressalta a importância da oficina para as crianças e adolescentes. “Antes eles chegavam aqui cabisbaixos pois não sabiam lidar com alguns comentários e depois do projeto eles aprenderam a se empoderar, respeitar sua cor, origem e cabelos.”