CicloFaixa de Lazer de São Paulo contribui para maior respeito no trânsito, aponta pesquisa

De acordo com pesquisa Datafolha, 92% dos usuários passaram a respeitar mais os ciclistas no trânsito após usar a CicloFaixa de Lazer. Levantamento revelou também o perfil médio dos frequentadores

A CicloFaixa de Lazer de São Paulo, iniciativa da Prefeitura de São Paulo que conta com o patrocínio exclusivo do Grupo Bradesco Seguros desde sua inauguração, em 2009, está contribuindo para mudar os hábitos dos seus usuários. É o que aponta a pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Grupo Segurador, pela qual, 92% dos usuários passaram a respeitar mais os ciclistas no trânsito após usar a CicloFaixa de Lazer. Ainda segundo o levantamento, 83% dos participantes ouvidos admitiram ter passado a pedalar mais após a implantação da CicloFaixa de Lazer de São Paulo, que atualmente recebe, em seus 124,3 Km de extensão, mais de 120 mil participações aos domingos e feriados nacionais, de 7h às 16h.

– A CicloFaixa de Lazer de São Paulo, que interliga os principais parques da cidade, faz parte do Movimento Conviva, criado pelo Grupo Bradesco Seguros para estimular a convivência harmoniosa entre ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres. É gratificante constatar que esse objetivo está sendo cumprido, colaborando para melhorar a qualidade de vida de São Paulo – afirma o Diretor do Grupo Segurador, Alexandre Nogueira.

Ainda segundo a pesquisa, que ouviu 831 usuários da CicloFaixa de Lazer de São Paulo entre 27 de agosto e 3 de setembro, a maioria (88%) avalia como “boa” ou “ótima” a estruturação da CicloFaixa, que reúne, a cada ativação, mais de 1.000 voluntários na segurança das travessias, cerca de 21 mil cones na sinalização e 50 mecânicos do SOS Bike, serviço que oferece reparos gratuitos nas bicicletas em diversos pontos. Entre os entrevistados, 97% aprovam a iniciativa.

A pesquisa revelou, ainda, o perfil do usuário da CicloFaixa de Lazer de São Paulo. Em média, ele tem 41 anos, é do sexo masculino (79%) e prefere pedalar sozinho (60%). Entre os participantes mais assíduos (que disseram utilizar sempre a CicloFaixa sempre), 46% têm 60 anos ou mais e 55% são das classes D e E. A iniciativa é aprovada por 97% dos entrevistados.

Em setembro, a CicloFaixa de Lazer de São Paulo comemorou o seu oitavo aniversário com a inauguração de dois novos trechos: na Zona Sul, interligando o Parque do Ibirapuera à ciclovia do Sumaré, pela Avenida Brasil, e na Zona Leste, integrando o trecho de Tiquatira à ciclovia da Radial Leste e a estação de metrô Itaquera.

71% conhecem o SOS Bike, serviço de conserto gratuito de bicicletas no local – entre os que conhecem o SOS Bike, a maioria (58%) já utilizou e aprova o serviço com nota média 9,6;

– A maioria (62%) conhece o empréstimo gratuito de bikes, oferecido nos trechos da Av. Paulista e do Parque do Ibirapuera, e considera o serviço muito importante, atribuindo nota média 9,2.

– Bike Tour – projeto que promove passeios gratuitos de bicicletas para adultos e crianças, com patrocínio do Grupo Bradesco Seguros nas rotas Avenida Paulista e Centro Velho – é de conhecimento de 47%, recebendo nota média de importância de 9,0. Dos que conhecem o Bike Tour, um quarto (24%) já participou e aprova a iniciativa, atribuindo nota média de 9,0;

Números envolvidos em cada ativação da CicloFaixa de Lazer de São Paulo:

– 1.150 voluntários;

– 725 bandeiras de sinalização;

– 21.355 cones;

– 725 guarda-sóis;

– 15 caminhões;

– 18 carros de apoio;

– 4172 pirulitos Conviva com Dicas de segurança e mensagens educativas divertidas;

– 4 Tendas SOS Bike – (Parque das Bicicletas, Praça dos Ciclistas, Praça Heróis da FEB, Parque Tiquatira).

– 2 tendas de empréstimo de bicicletas

– 50 mecânicos dos SOS Bike;

– 274 Bicicletas

– 725 banquinhos para os fiscais de bandeira

IMPORTANTE ESPAÇO DE LAZER DA CAPITAL PAULISTA

A CicloFaixa de Lazer de São Paulo, iniciativa da Prefeitura de São Paulo que conta, desde sua inauguração, em 2009, com o patrocínio exclusivo do Grupo Bradesco Seguros, integra o Movimento Conviva, criado pelo Grupo Segurador com o objetivo de estimular a convivência harmoniosa entre ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres. www.movimentoconviva.com.br

Atualmente, o espaço de lazer conta com mais de 124 quilômetros de extensão (ida e volta), que recebe mais de 120 mil participações aos domingos e feriados nacionais, de 7h às 16h.

De acordo com pesquisa do Instituto DataFolha, 92% dos usuários da CicloFaixa de Lazer de São Paulo passaram a respeitar mais os ciclistas no trânsito depois que começaram a frequentá-la. A iniciativa é aprovada por 97% dos entrevistados.