Com Cobrança Conjunta Da População E Do Vereador Goulart Obras Do Córrego Zavuvus Serão Retomadas

Ao lado do Vereador Rodrigo Goulart, de Antonio Goulart, do Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras Vitor Aly, entre outras autoridades, o Prefeito Bruno Covas anunciou na quarta-feira (31) a retomada das obras de canalização do Córrego Zavuvus, na Zona Sul. Este anúncio foi bastante comemorado pelo Vereador Rodrigo Goulart, pois nos últimos anos ele não mediu esforços para que ela fosse retomada, e além de destinar recursos foi à público cobrar providencias através da Patrulha Goulart que foi ao ar em redes sociais no dia 06 de junho. 

“Há mais ou menos dois meses, atendendo aos pedidos dos moradores de Santo Amaro, verificamos a má situação das obras do Córrego Zavuvus, um grande afluente que atravessa a Zona Sul e que vem causando desvios no trânsito, alagamentos, acidentes e prejuízos a muitos comerciantes e motoristas da região. As obras paradas há quase três anos estavam sendo financiadas pelo Governo Federal, mas acabaram travadas no Tribunal de Contas da União. Desde então, além de destinar emendas para auxiliar na execução da canalização e nas melhorias do sistema de drenagem do córrego, estive em contato com a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras buscando respostas e trabalhando para que as obras fossem retomadas com urgência. Estamos muito felizes porque tivemos nosso pedido atendido. Essa é só mais uma das inúmeras vitórias que conseguimos com a Patrulha Goulart graças aos munícipes que nos acompanham e participam ativamente do nosso mandato. Agora, cabe a nós seguir cobrando e fiscalizando a execução das obras para que sejam finalizadas o quanto antes”, ressaltou o Vereador.

Durante o anúncio, o Prefeito Bruno Covas reforçou que o recurso estava garantido e que iria tentar antecipar sua liberação o mais rápido possível. O investimento será de R$ 38 milhões, com financiamento do Governo Federal e os trabalhos estão previstos para serem concluídos no segundo semestre de 2020.

Os próximos passos previstos agora são a interligação das caixas de equalização, a construção de duas galerias que farão a ligação entre a canalização já executada e o Rio Jurubatuba, garantindo assim a funcionalidade das obras e diminuindo o efeito das enchentes na região.

A realocação de um coletor tronco da SABESP permitirá a continuidade das obras de canalização entre a Praça Acapulco, Avenida Eng. Alberto de Zagottis e Rua Professor Campos de Oliveira. A canalização do trecho entre a Praça Acapulco e a Estação Jurubatuba da CPTM já foi executada. Neste mesmo trecho foram concluídas três caixas de equalização, dispositivo utilizado para regular o volume de água nas galerias. 

A liberação dos desvios na Avenida Engenheiro Alberto Zagottis está prevista para junho de 2020.

As obras de macrodrenagem da Bacia do Córrego Zavuvus contemplam ainda a construção de dois novos reservatórios, sendo um na Avenida Yervantti Kissajikian e outro na Rua Hermenegildo Martini. Os projetos executivos desses dois piscinões estão em fase de aprovação.