Cultura Popular Na Biblioteca Belmonte Programação Março De 2020

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA – BICHOS DE CLARICE – Núcleo Tríade –  “Bichos de Clarice “ é um jogo coreográfico para todas as idades. Antes de começar, queremos que vocês saibam que esse jogo foi criado a partir de quatro livros escritos por Clarice Lispector: A mulher que matou os peixes, A vida íntima de Laura, O mistério do coelho pensante e Quase de verdade.  ATENÇÃO! As histórias criadas por Clarice foram escritas para exclusivo uso doméstico: ela as escrevia para ler pros filhos e, por isso, deixava muitas entrelinhas para explicações orais. Nós nos inspiramos nas histórias e nas formulações da autora e fizemos questão de NÃO preencher as lacunas! Pedimos ajuda a pais e mães, tios e tias, avós, professores, monitores, amigas e amigos: suas contribuições são bem-vindas e necessárias. Nós garantimos – por experiência própria  – que a parte oral desta história é o melhor dela…. Divirtam-se! Classificação indicativa: a partir de 5 anos.   Duração: 120 min.    Dia 9 de março, segunda-feira,  às 10h30.

OFICINA “MITOS E LENDAS  BRASILEIRAS: REDESCOBRINDO A RIQUEZA DE NOSSA DIVERSIDADE” – Com Daniel D´Andrea. Esta oficina pretende revalorizar a importância de nossos mitos e lendas, como autênticos depositários da memória ancestral contida nos relatos gerados nas diferentes regiões,períodos históricos testemunhas de nossa diversidade étnica e cultural. Este trabalho propõe estudar as origens, transformações e significados destas histórias à luz de recentes estudos, com intuito de promover um renovado interesse por nossas raízes e imbuir às novas gerações no conhecimento da riqueza do imaginário brasileiro. Dirigido a: Educadores, contadores de histórias,mediadores de leitura, estudantes coletivos, culturais e demais interessados. Coordenação: Daniel D´Andrea, arte educador social, contador de histórias formador e pesquisador das narrativas e contadores tradicionais. Dia 14/03, sábado, das 14 às 17h.  Inscrições pelo telefone 5687-0408.

CULTURA POPULAR – CONGADA DE SÃO BENEDITO DE COTIA –  O projeto Cultura Popular nas Bibliotecas, tem como proposta central a valorização das tradições orais como forma de se entender a bibliodiversidade. Consiste em trazer um mestre de uma manifestação popular brasileira para conversar sobre seus processos de aprendizagem e vivência dentro da sua tradição e também na apresentação do grupo No mês de março, o grupo convidado é a Congada de São Benedito de Cotia fundada em 1951 no bairro da Graça por Mestre Benedito Pereira de Castro, Mestre Dito. O grupo, hoje regido por Elisete Castro, filha de Mestre Dito, abordará temas como machismo e resistência das mulheres , contará sobre a história da congada e fará uma apresentação com o grupo. Dia 21 de março, sábado, às 14h.

ENCONTRO COM ESCRITORES – VOZES PERIFÉRICAS – Encontro entre autores e autoras da zona sul de São Paulo falando sobre sua produção literária, suas inspirações, suas experiências de vida e de escrita. Nestas atividades, autores e autoras da periferia irão discorrer sobre suas obras, seus processos de pesquisa e de escrita e vão conversar com o público sobre suas histórias de vida e outros assuntos. Participarão do projeto autores que publicam seus livros de forma independente, através de pequenas editoras ou selos, em sua maioria, autores que freqüentam a cena de Saraus e Slams de São Paulo. – Classificação indicativa: Livre. Duração:  90 min.   Conversa com o autor Uberê Guelê, mediação Binho; Pocket show de Geraldo Magela.    Dia 26 de março, quinta-feira, às 14h30

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – BRINCADEIRAS, CONTAÇÃO E MÚSICA COM SABINO LOPES – Sabino Lopes recebe, no auditório Kiyomi Oba, com muita alegria, música e contação de histórias, grupos de escolas infantis.  As crianças se divertem, aprendem e interagem com suas histórias divertidas e músicas contagiantes.  Participação especial: Gabriel Lopes.  LIVRE. Dia 27/03, sexta-feira, às 10h30 e às 14h30.