Dois parques naturais em Capela do Socorro Bororé e Varginha: parques devidos por compensações ambientais do Rodoanel.

Estão abertos ao público cinco parques naturais municipais para quem gosta de entrar em contato com a mata. Esses parques são reservas naturais ambientais municipais – um na zona Leste, quatro deles no extremo Sul do município. Até agora só podiam ser visitados com agendamento prévio e atraíam cerca de 50 visitantes por mês. Desde janeiro podem ser visitados a qualquer momento. Dois dos parques da zona Sul estão em Capela do Socorro: Bororé e Varginha.

O programa começou no dia 14 de janeiro, quando foi aberto o Parque Natural Municipal Itaim, na região de Parelheiros. Na mesma semana, os parques naturais Varginha, Bororé e Jaceguava, também da zona sul, foram abertos nos dias 15, 16 e 18 de janeiro, respectivamente. Todos esses parques estão às margens das represas Billings e Guarapiranga.

Os parques foram instituídos para contribuir com a compensação de impactos ambientais negativos causados pelas obras do Rodoanel sobre os remanescentes florestais de Mata Atlântica; reduzir os impactos ambientais negativos sobre as várzeas da região, inseridas na Área de Proteção e Recuperação de Mananciais da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings (APRM-B) e na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV); para conservar a fauna, a flora e os processos ecológicos atrelados; e para promover a integração da comunidade por meio do desenvolvimento de programas e projetos que visem a participação social.

Parque Natural Municipal (PNM) do Bororé

O PNM Bororé está no bairro da Ilha Bororé, na área da Subprefeitura Capela do Socorro. Embora seja conhecida como ilha, o Bororé situa-se em uma península na represa Billings. Datado do final do Século XIX, o bairro existe antes mesmo da construção da Represa e conta atualmente com cerca de 80% de sua área útil coberta pela vegetação da Mata Atlântica. As demais áreas do entorno caracterizam-se por usos tipicamente rurais, tais como sítios e chácaras de lazer e propriedades agrícolas, além da própria represa Billings.

O parque oferece estes atrativos e equipamentos:

– Trilha do Aventureiro e Trilha do Lago;

– Píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem;

– Banheiro masculino e feminino. Há também banheiros para portadores de necessidades especiais;

– Administração;

– Estacionamento

Parque Natural Municipal (PNM) Varginha

O Parque Natural Municipal Varginha (PNM Varginha) está localizado no bairro Chácara Santo Amaro, Distrito do Grajaú. Fica distante cerca de 30 km da região central da capital paulista. O PNM Varginha tem também como objetivo promover a integração da comunidade por meio do desenvolvimento de programas e projetos que visem a inclusão social dessas populações, bem como a conservação da fauna, da flora e dos processos ecológicos atrelados a elas. O PNM Varginha é formado por remanescentes de Mata Atlântica, matas ciliares, reflorestamento de pinheiro (pinus sp) e brejos.

Entre os atrativos e equipamentos, estão:

– Trilha do Iça com mirante:

– Lago;

– Parquinho infantil;

– Pista para bicicleta;

– Mirante;

– Biblioteca;

– ATI (Academia para a terceira idade);

– Píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem;

– Banheiro masculino e feminino. Há também banheiros para portadores de necessidades especiais;

– Administração;

– Alojamento para pesquisadores (Casa do Pesquisador);

– Estacionamento

Serviço

PNM Bororé

Quintas-feiras, sábados e domingos, 8h às 17h

Endereço: Estrada das Vieiras, sem número – Bororé (Grajaú)

Trilha do Aventureiro e Trilha do Lago e píer na margem da Represa Billings para contemplação da paisagem

PNM Varginha

Quartas, sábados e domingos, 8h às 17h

Av. Paulo Guilguer Reimberg, 6.200 – Grajaú

Trilha do Içá com mirante, lago, parquinho infantil, pista para bicicleta, mirante, biblioteca, ATIs (academia para terceira idade),  píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem e alojamento para pesquisadores.