Feira de Saúde mobiliza a Vila Natal, na Zona Sul da capital

Neste último sábado, dia 30 de setembro, o Grajaú recebeu, das 9h às 16h, a primeira edição da Feira de Saúde da Vila Natal. O evento, realizado na Praça Frei Damião, foi uma realização da ASCAZ (Associação dos Sem-Casa da Zona Sul), e contou com o apoio e participação das equipes da Coordenadoria Regional de Saúde, da Supervisão Técnica de Saúde de Capela do Socorro e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Natal e Chácara do Conde, ambas sob gestão da Associação Saúde da Família (ASF).

Ao longo do dia, o público pode percorrer várias estações e conferir dicas e tirar dúvidas sobre temas como alimentação saudável, saúde do homem, prevenção de quedas, saúde bucal, hanseníase e tuberculose, controle do tabagismo, calendário vacinal, cuidados com o meio ambiente, com a equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS, prevenção da dengue, Shantala (técnica de massagem de origem indiana) e combate à violência, entre outros.

Um dos serviços mais procurados foi o de teste rápido de HIV e sífilis: “Várias pessoas não têm a oportunidade de fazer exames. Aqui a gente já faz e sabe o resultado na hora. Isso é muito importante”, conta a usuária Airê Pereira.

Mexendo o corpo

Nem o tempo frio esfriou o ânimo do público presente ao evento. As aulas de dança e de atividades físicas atraíram um grande número de pessoas. Anderson Santos, educador físico da UBS Vila Natal fez questão de lembrar que as práticas já são realizadas cotidianamente pelas unidades. “A gente já faz os grupos durante a semana, algumas pessoas não participam, e esse é o espaço onde a gente pode fortalecer o que já vem fazendo, um convite à população para uma atividade diferenciada e começar a participar das atividades que a UBS oferece durante o ano”.

Anderson ainda relata a importância de sua atividade na aproximação dos usuários aos serviços oferecidos: “Ainda existe aquela questão de que a unidade serve para tomar vacina e para coisas muito pontuais. Com eventos assim, as pessoas vão aumentando o conhecimento dos serviços que são prestados e naturalmente essa aproximação com a UBS e os outros serviços tem mais efetividade”.

Muitos profissionais da rede participaram das atividades físicas ministradas por Anderson na Feira da Saúde, o que foi notado pela população, pois serviu para aproximar ainda mais a comunidade da UBS, através da identificação com os profissionais, como conta Airê Pereira: “Os dentistas da nossa unidade estavam dançando ali na frente, eu achei muito legal”.

Viviane Brandão, usuária da UBS Vila Natal, ressalta essa aproximação com os profissionais. “Todos eles (profissionais) são assim mesmo até no atendimento no dia a dia, têm bastante parceria com a comunidade”. Viviane conta ainda que o que mais gostou da Feira foi participar da gincana de saúde bucal juntamente com o filho e ganhar um kit com materiais odontológicos.

Maria Aparecida Rodrigues de Oliveira, uma das responsáveis pela organização da estação, trabalha como auxiliar de saúde bucal na UBS Chácara do Conde, e relata a sensação de trabalhar no evento: “Para mim é um evento bem especial, por poder passar informação para as pessoas daquilo que você sabe, um pouco do seu conhecimento. Só temos o que acrescentar”.

Parcerias

Além da Saúde, outros parceiros marcaram presença no evento, como o Instituto Embelleze que fez esmaltação e cortes de cabelo (masculino e feminino), os projetos Mamas do Amor e Mechas do Amor, e do Serviço de Assistência Social à Família (SASF Grajaú IV), que prestou orientação jurídica.