Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo em Interlagos 2021.

São Paulo já respira F1 e Interlagos já está pronta para receber o Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021. Como é costume na quinta-feira que antecede o primeiro dia de treinos, o dia de equipes e pilotos foi bastante movimentado com atividades de mídia e também o tradicional reconhecimento de pista (track walk).

Assim, os pilotos da F1 já percorreram uma volta em Interlagos hoje – mas a pé.  Eles fazem todo trajeto do circuito desta forma, normalmente acompanhado por engenheiros e estrategistas, para observar eventuais novidades no traçado, mudança de áreas de escape, zebras etc.

O dia também é marcado pelo início das atividades oficiais, como a entrevista coletiva oficial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e as sessões de mídia organizadas pelas próprias equipes.

Como já é esperado, Lewis Hamilton (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull), que brigam pelo título do Mundial 2021, dividiram as principais atenções de toda mídia internacional presente já em Interlagos. Mas a calorosa recepção do público brasileiro aos 20 pilotos do grid chamou a atenção de toda F1 – muitos inclusive estão vivenciando bem o ambiente fora das pistas em São Paulo, como Lando Norris, da McLaren, que ontem foi ao estádio assistir o jogo Palmeiras X Atlético-GO.

Ao contrário de outros GPs, Interlagos vive um ritmo acelerado de trabalho nesta quinta-feira, já que o GP de São Paulo integra a segunda prova de uma rodada tripla que começou no México no domingo passado e terminará na próxima semana no Catar, em um desafio logístico enorme para as equipes.

Outra novidade é que amanhã já será disputada a classificação. Isso porque a prova paulista foi escolhida pela F1 como uma das três a receber o novo formato de definição do grid de largada, com a “Sprint Qualifying” (“Sprint Race”). Sendo assim, amanhã os pilotos aceleram em Interlagos lutando por uma vaga no grid da corrida de sábado, que por sua vez forma o grid da corrida de domingo de acordo com as posições de chegada.

Em Silverstone e Monza, as duas provas do ano que receberam este formato de “Sprint Race”, a rivalidade entre Hamilton e Verstappen teve seu ápice, inclusive com acidente entre eles nas duas corridas.

Quem também marcou presença nesta quinta-feira em Interlagos foi a típica garoa paulistana – existe possibilidade de treinos com pista molhada amanhã, mas a previsão do tempo indica melhora das condições no sábado e domingo. (Texto: Rodrigo França)

 Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021

Data: 12, 13 e 14 de novembro – Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo

Site oficial: www.f1saopaulo.com.br