Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) recebe serviço de cateterismo cardíaco

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, entregam nesta segunda-feira (29) o novo serviço de cateterismo no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). Com ele, o hospital passa a ser o primeiro equipamento municipal a realizar o procedimento de cateterismo cardíaco. Atualmente, os pacientes que precisam desse exame são encaminhados para instituições conveniadas à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Para a realização do procedimento, importante ferramenta para diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, o HSPM utilizará o aparelho de hemodinâmica (estudo das artérias coronárias). O novo equipamento, de última geração, permite realizar exames (cateterismo) e fazer os procedimentos de tratamento (angioplastia e stent) e também realizar exames de estudos eletrofisiológicos do coração.

“As doenças cardíacas são uma realidade do mundo moderno, portanto, ampliar o acesso às ferramentas necessárias, tanto para o diagnóstico precoce como para o tratamento dessas doenças, é fundamental”, destacou Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde.

Não apenas pacientes servidores da Prefeitura serão beneficiados com o serviço de cateterismo, mas também os pacientes da rede hospitalar municipal, uma vez que ele será referenciado para a capital paulista. A capacidade de atendimento é de cerca de 40 pacientes/mês. “A implantação deste novo serviço é um importante avanço para o tratamento dos funcionários públicos municipais e dos demais munícipes da cidade de São Paulo”, declara Antonio Célio Camargo Moreno, superintendente do HSPM.