Moradores do Jardim Lucélia ganham Unidade de Saúde

Nesta quarta-feira (30/10), moradores do Jardim Lucélia e região comemoraram a entrega de Unidade Básica de Saúde (UBS). O equipamento municipal contempla reivindicação de mais de 30 anos população e atenderá mais de 24 mil moradores na região de Capela do Socorro. Em média, mais de 3,5 mil atendimentos mensais.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de saúde, Edson Aparecido, representando a Secretaria e o prefeito Bruno Covas que não pode comparecer, pois segue internado desde o dia 23, passa por um tratamento de câncer. Durante os discursos, os moradores uniram-se, como gesto de apoio e solidariedade ao prefeito, e fizeram uma oração. Uma nova data será agendada para o descerramento da placa oficial da UBS. 

A unidade será gerenciada pela Organização Social Associação Saúde da Família (ASF), contará com equipe formada por 83 profissionais, incluindo seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), três equipes de Saúde Bucal, clínicos gerais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS), que tem a função essencial nas ações no território e estimativa de realizar uma média de 7,2 mil visitas mensalmente.

“Preciso fazer um tratamento no buxo maxilo e já esperava por encaminhamento há um tempão. Com a abertura dessa unidade fui transferida e consegui realizar hoje minha primeira consulta. Fiquei satisfeita com o atendimento e feliz por ter sido a primeira”, comemorou  Marta Mendes da Silva após ter sido atendida pela equipe de odontologia.

Ricardo Nunes, vereador quem liderou as tratativas junto ao governo municipal nos últimos anos, esteve presente e recebeu o carinho e o reconhecimento da comunidade com faixas de agradecimentos e discurso da representante da Associação dos Moradores, senhora Regina Lemos.  “Hoje agradecemos imensamente ao vereador Ricardo Nunes que nos atendeu. Já passaram 10 vereadores por aqui prometendo ajuda, mas Ricardo Nunes foi o único que se interessou e junto com a comunidade conversou com o prefeito Bruno Covas e com o secretário da saúde. Graças a ele finalmente vamos realizar o nosso sonho”, comemorou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o  equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e vai desenvolver programas de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como o Mãe Paulistana, Nossos Idosos, Oxigênioterapia Domiciliar, Auto Monitoramento Glicêmico, Grupo Planejamento Familiar, Práticas Integrativas em Saúde (Lian-Gong e dança circular), Programa Saúde na Escola (PSE) e Núcleo de Prevenção à Violência.