Museu Índia Vanuíre terá programação especial para a 50ª Semana dos Povos Indígenas

A programação da 50ª Semana dos Povos Indígenas continua até o próximo dia 24 de abril (domingo) no Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. Nos próximos dias, a agenda será especial integrando as atividades do projeto Saberes e Fazeres Indígenas, já existente no Museu.

Nesta sexta-feira (15), das 9h às 16h, a Kaingang, Susilene Melo, apresentará o módulo “Kaingang” da exposição “Tupã Plural”, que é de longa duração no museu. Ela vai abordar aspectos sobre a chegada dos povos dessa etnia ao sul e sudeste do Brasil, há 3 mil anos.

No sábado (16), seguindo o mesmo horário, a Krenak, Aline Damaceno, contará curiosidades sobre sua cultura. E no domingo (17), será a vez da Krenak, Lidiane Damaceno, participar de um bate-papo sobre a liderança dos caciques na Terra Indígena Vanuíre.

Já na terça-feira (19), às 9h, data em que é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, o Krenak, William Piui Adilson, líder do grupo de dança masculino da etnia, participa de uma roda de conversa sobre os ensinamentos que recebeu das antigas gerações e que atualmente procura passar aos mais jovens.

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h, sempre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, incluindo a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação completa. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).