Museus de SP lançam exposições virtuais em ação da Google

Os Museus, do Futebol, da Casa Brasileira e o Afro Brasil se integram ao projeto mundial da Google Arts & Culture: “We Wear Culture” (nós vestimos cultura). Os espaços da Secretaria da Cultura participam da iniciativa junto com mais de 180 locais ao redor do mundo. Cidades como Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Berlim cederam espaços para as exposições literalmente mostrarem a cultura por meio das roupas.
A ideia é exibir a conexão que a cultura mundial faz com a moda e como está inserida no contexto museológico e artístico. Os curadores do projeto são especialistas da moda, designers e membros de universidades, museus e ONGs.
No Museu da Casa Brasileira e no Afro Brasil a associação com a moda é bem mais palpável. Entretanto, no caso do Museu do Futebol: O que o futebol tem a ver com moda? Poderíamos destacar uma série de itens. Por exemplo, as cores, padrões visuais, estilos nascidos nas ruas e até mesmo o tecido, remetendo à tecnologia têxtil, liga a cultura da nação com o esporte.
As exposições do Museu do Futebol para a ação são virtuais e foram preparadas especialmente para o projeto We Wear Culture. Elas são: “A história da camisa canarinho: como o amarelo ouro passou a vestir o Brasil”. “Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés” e “Estilo em campo: acessórios, cores e tecnologia na moda do futebol”.
Para conferir todas as exposições basta acessar a plataforma do Google e utilizar o sistema de busca.