O que fazer nas férias?

As férias de julho chegaram e o que fazer com as crianças nesse período? Muitos pais e responsáveis se planejam no trabalho para programar atividades juntos, pois muitas vezes, por falta de opção, se resumem a jogos de vídeo game, uso da internet ou programas de televisão. Especialista dá dicas sobre como aproveitar esse tempo com os filhos e fala também sobre a importância do convívio com a família e do descanso para o retorno às aulas.

“A aprendizagem é contínua. O aluno tem um distanciamento nas férias da aprendizagem formal, porém ele deve continuar aprendendo”, diz Janice Pontes, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Humboldt. Ela também indica manter o hábito da leitura, mas sem formalidades. “Ir a uma livraria, participar de oficinas, fazer atividades lúdicas, e até cruzadinhas também são indicados”.

Durante o período, ela também sugere que as crianças façam atividades culturais, como ir ao teatro, assistir a um espetáculo musical ou visitar museus, assim também como frequentar espaços ligados à natureza, com projetos de sustentabilidade, inclusive para os pais fazerem junto aos filhos. “Quanto mais contato com a natureza, para que eles possam correr, brincar, participar de oficinas ao ar livre ou uma ida ao parque, melhor”.

Janice também valoriza a convivência com a família durante as férias. “Fazer coisas em casa, como cozinhar ou preparar um lanche juntos, fazer uma refeição, seja um café, um almoço ou uma janta, favorece o fortalecimento do relacionamento da criança com pais e responsáveis”.

Por fim, a coordenadora alerta pais para tratar com seletividade atividades ligada à computador e games. “Quando a criança sai de férias, ela deve fazer o uso da criatividade e aproveitar as possibilidades para exercitar o ócio. Descansar e se distanciar das coisas que as estressam, também são sugestões para o período”.

Sobre o Colégio Humboldt

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.150 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Abitur, para os alunos que desejam ingressar em universidades europeias, e com a Humboldt Formação Profissional Dual, que oferece cursos técnicos e tecnólogo em gestão.