Palestra da aesul alertou para o prazo para adesão ao pert do simples nacional

O auditório da AESUL – Associação Empresarial da Região Sul recebeu no dia 05 de julho de 2018 a palestra gratuita “Programa Especial de Regularização Tributária – PERT Simples Nacional – Oportunidades e Desafios” feita por Leandro Lopes, advogado tributarista da empresa associada Deltha Contabilidade e sócio do escritório de advocacia Lordelo Lopes.

Leandro esclareceu as dúvidas sobre o Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (PERT/SN), instituído pela Lei Complementar nº 162/2018 e regulamentado pela Portaria nº 38/2018.

Ele destacou a possibilidade que o Governo concedeu aos empresários de parcelar suas dívidas com algum desconto, pois historicamente o PERT não era para optantes pelo Simples Nacional e não tinha descontos de multas, juros ou encargos legais. Já que em sua concepção o Simples já gera um benefício fiscal. O objetivo da palestra foi levar informação emergencial e conscientizar os empresários que não tiveram a oportunidade de conhecer o parcelamento e alertá-los de fazer isso até o dia 9 de julho.

“O parcelamento teve um curto prazo para adesão e muitos contribuintes não se atentaram ou não foram assessorados de forma correta para fazer adesão. As empresas menores ficam preocupadas em gerar receita e muitas vezes não dá tempo de buscar informação. E perde nesses parcelamentos e benefícios fiscais a oportunidade de redução do seu passivo e o alongamento da dívida tributária, que seria uma forma de captação financeira”, reforçou Leandro.

O palestrante comentou que as empresas menores devem ficar antenadas e irem atrás de informações. “O vencimento do parcelamento aconteceu em um feriado importante e no mês de Copa, muita gente ficou de fora. Espero que seja prorrogado para as pequenas e médias empresas, já que o PERT para as grandes foi estendido algumas vezes”, destaca o palestrante. Ele também lembrou que é uma oportunidade de fazer um planejamento tributário, parcelamento com desconto e regularizar dívidas passadas.

Monique Silva, Consultora de RH, foi uma das empresárias interessadas no assunto. “Estas informações quase não são divulgadas para as pequenas e médias empresas. A conduta da palestra foi excelente, pois o assunto tributário normalmente é algo chato. O conteúdo foi objetivo e informativo”.