Palestra do Sicredi na Aesul orientou os empresários a serem bons poupadores

No dia 17 de abril, o Banco Sicredi realizou na sede da AESUL a palestra gratuita “Educação Financeira” para empresários e interessados no tema. O objetivo foi levar orientação e conhecimento sobre como administrar as finanças, e assim possibilitar uma melhor utilização dos recursos financeiros, garantindo que se tenha hoje e a longo prazo segurança material e, consequentemente, qualidade de vida.

Márcia Guerra, Gerente de Investimentos no Sicredi, foi a palestrante. Inicialmente, ela entregou dinheiro aos participantes, os quais receberiam mais cédulas de acordo com as respostas feitas durante a palestra e quem somasse os maiores valores ganhariam brindes ao fim. Márcia abordou orçamento doméstico, planejamento financeiro e técnicas para fugir do endividamento. Uma dica que Márcia passou foi a respeito da conta conjunta. Ela sugeriu que o casal tivesse três contas: uma somente da esposa, outra só do marido e uma terceira conta conjunta, com a opção de que caso alguém faleça, o parceiro possa movimentar sem dor de cabeça, além de sempre colocar seguro de vida para os dois.

“Temos que dividir e conversar muito com o nosso parceiro e família a respeito dos gastos. É preciso ter diálogo doméstico sobre as contas. É importante economizar, contudo não se deve deixar os prazeres de lado. Se educar financeiramente quer dizer buscar qualidade de vida atualmente e no futuro, assim teremos segurança material, inclusive para eventuais imprevistos”, destaca Márcia. Márcia falou que é válido saber qual é o perfil de investidor, o qual normalmente é classificado em conservador, moderado, arrojado ou agressivo.  Muitas vezes, este perfil serve como ponto de partida para a instituição financeira recomendar os investimentos mais adequados para os seus clientes. A gerente indicou o filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” para as mulheres cujos gastos são maiores que os salários, falou brevemente sobre Tesouro Direto e indicou fazer também uma previdência privada.

A Presidente da AESUL Juliana Lopes esteve presente junto de muitas outras pessoas que deixaram o auditório da entidade cheio. “É uma enorme satisfação ter vocês hoje aqui, pois significa que desejam tomar decisões financeiramente responsáveis. Para quem não conhece a cooperativa Sicredi eu indico, pois mudei minha conta de outro banco para o Sicredi e estou com um custo três vezes menor em várias tarifas, além de ser recepcionada na agência com um tratamento vip: café, água e sem fila”.  Bruno Barros, Auxiliar Administrativo da Onix Idiomas – Vila São José, também foi aprender a equilibrar o orçamento. “Aprendi que a educação financeira é um processo fundamental para escolhas conscientes, ajuda no crescimento pessoal e profissional, motiva a sempre se manter bem informado a respeito da economia para, assim, elaborar a melhor forma de lidar com o dinheiro”.

Além dos diversos brindes ofertados pelo Sicredi que, inclusive, contemplou um participante com uma abertura de conta já com R$ 200,00 de crédito, todos que prestigiaram a palestra ganharam uma limpeza de pele cedida pela Consultora de Beleza Marina Dantas, da empresa Mary Kay.