Parelheiros comemora 191 anos com eventos para toda a população

O distrito de Parelheiros comemora 191 anos com extensa programação neste sábado (5) e domingo (6). Várias atrações musicais e artísticas serão oferecidas gratuitamente para a população. Em parceria com Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, acontecerá também o Festival Empreendedor. Toda a programação de sábado e domingo será nas dependências do CEU Parelheiros, com entrada pela Rua José Pedro de Borba, nº 20, ou ainda pela Rua Teresinha do Prado, nº 100.

Festival Empreendedor

Em parceria com a Secretaria do Trabalho, o CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador) e a Prefeitura Regional vão organizar o Festival Empreendedor. O evento contará com palestras e oficinas, além de uma exposição de artesanato. O CAT irá fazer emissão da carteira de trabalho e dará orientações sobre quais documentos são necessários para se tornar um microempreendedor individual. Para a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, será uma ótima oportunidade para moradores e visitantes usufruírem de importantes serviços. “A proposta é alavancar o empreendedorismo local e desenvolver a economia criativa na região. Parelheiros tem grande potencial para negócios de vocação turística, mas pode abrir outras frentes para agregar experiências para quem visita a região. Será também uma chance de aproximação entre os produtores locais e o público, que visitará o bairro durante a festa”, ressalta Aline Cardoso.

O evento também terá o encontro “Empreender e Inspirar”, que reunirá empreendedores locais. Os convidados falarão sobre o andamento de seus negócios e de como obter o melhor desempenho no mercado. No espaço, ocorrerá a Expofeira de Economia Criativa, com expositores da região. A Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA) realizará palestras sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e também sobre o Vai Tec, um programa que apoia financeiramente, por meio de subsídio, atividades inovadoras que contribuam para o desenvolvimento econômico e social e que sejam relevantes para as política públicas municipais, priorizando projetos ligados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e aqueles desenvolvidos por jovens de baixa renda.

Haverá oficinas de “Como fazer um currículo, comportamento na entrevista de emprego e apresentação pessoal”, “Educação e qualificação para o mercado de trabalho”, “Conquistando o primeiro emprego”, “Empreendedorismo” e Alimentação saudável da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN).

Corridas de cavalo

O nome Parelheiros tem origem nas corridas de cavalos em duplas (as parelhas) realizadas por brasileiros e imigrantes alemães e austríacos que se estabeleceram na região nas primeiras décadas do século XIX. Localizado no Sul da capital, Parelheiros faz parte da Prefeitura Regional de mesmo nome, composta também pelo distrito de Marsilac. Distante cerca de 40 quilômetros da Praça da Sé, hoje conta com uma população de 131 mil habitantes, em uma área de 152 km², segundo o IBGE. A Regional tem um total de 140 mil habitantes e área de 360 km², representando quase 25% da extensão do município.

Programação: Sábado

Das 10h às 17h – Valorizando o Empreendedor Local: “Expofeira de Economia Criativa.

10h – Palestra “Empreendedorismo” CATe – Sala 2.

11h – Oficina de Alimentação Saudável (Cosan) – Sala 3.

13h – Palestra “Currículo, Entrevista e Apresentação Pessoal” – (CATe) – Sala 02.

14h – Oficina de Alimentação Saudável (Cosan) – Sala 3.

14h às 16h – Palestra “Objetivos e procedimentos para emissão da DAP (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf) – Auditório do Planetário.

Das 17h às 22h – Atrações artísticas.

Domingo

9h – Desfile cívico.

10h às 17h – Valorizando o Empreendedor Local: “Expofeira de Economia Criativa.

10h – Palestra “Educação e Qualificação para o Mercado de Trabalho”- CATe -Sala 2.

11h – Programas Adesampa – Auditório do Planetário.

– Vai Tec.

– Criado em Sampa.

– Mulheres Melhores M².

13h – Entrevistas (pesquisa de reação com o público) – Hall.

14h – Palestra “Conquistando o 1º Emprego” – CATe – Sala 2

15h – Debate “Empreender e Inspirar” –Histórias de Empreendedores Locais (Auditório do Planetário).

Das 14h às 22h – Atrações artísticas.

22h30 – Show pirotécnico.

Ricardo Parra | Reportagem