Parque Severo Gomes receberá a 4º edição da Feira de Economia Solidária e Saúde

Feira quer promover autonomia e inclusão dos usuários do serviço de Saúde Mental por meio da comercialização de artesanatos, apresentações culturais e integração com a comunidade

No dia 30/07/2017 acontecerá a 4º edição da Feira de Economia Solidária e Saúde no Parque Severo Gomes, localizado na Granja Julieta, zona Sul. O evento é uma realização da Redinha Sul em parceria com a Rede Estadual de Saúde Mental e Economia Solidária (ECOSOL).

A feira tem como proposta aumentar a inclusão, autonomia e autoestima dos usuários dos serviços de saúde mental na comunidade, além de fortalecer o comércio solidário em São Paulo. Os produtos confeccionados pelos usuários são comercializados na feira e seguem os princípios da economia solidária dando um importante passo na reinserção de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou saúde.

Os frequentadores do parque poderão conhecer e consumir os artigos expostos e também acompanhar as apresentações culturais feitas pelos usuários das oficinas terapêuticas dos serviços de saúde mental.

Redinha Sul

A Rede é um coletivo de organizações da sociedade civil de empreendimentos, projetos de geração de trabalho e renda formados por usuários, técnicos e familiares dos serviços substitutivos da rede de saúde mental do Estado de São Paulo. A partir dela foram surgindo outras, intituladas Redinhas. As Redinhas –como a Redinha Sul – são agrupamentos regionais da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária.

Copa da Inclusão no Sesc Interlagos

A Copa da Inclusão é um encontro esportivo, cultural e terapêutico. Realizado desde 2002, o evento traz modalidades como torneios de futebol, dama, dominó e xadrez com equipes formadas pelos usuários dos serviços de Saúde Mental. Conta, ainda, com apresentação de oficinas terapêuticas — dança cigana, sentada, sênior, circular, capoeira e samba — trazidas pelas instituições, assim como show de talentos e feira de geração de renda, onde são expostos e vendidos produtos confeccionados pelos usuários.

Realizada pela ONG São Consciência, diversas unidades do serviço de Saúde Mental da Sul estão participando da Copa da Inclusão, entre elas, o CAPS Lídia e o CAPS Infantojuvenil de Campo Limpo.

As disputas começaram no dia 19 de junho e acontecem no Sesc Interlagos, sempre às quartas-feiras, até o dia 23 de agosto de 2017

Serviço

Feira de Economia Solidária e Saúde da Redinha Sul
Data e horário: 30/07 (domingo), das 9h às 16h.
Apresentação Cultural Dança Circular: 30/07 (domingo) 9h30 às 11h
Local: Parque Severo Gomes
Endereço: Rua Pires de Oliveira, 356 – Granja Julieta – zona Sul
Entrada: Gratuita

Copa da Inclusão 2017
Datas: 19 e 26 de julho e 2, 9, 16 e 23 de agosto.
Horário: Das 10h às 16h
Local: Sesc Interlagos
Endereço: Av. Manuel Alves Soares, 1100