PAVS intensifica ações de revitalização na zona sul

No último dia 16 de dezembro aconteceu mais uma ação de revitalização de espaço público promovida por uma equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da região Sul. Dessa vez, a transformação aconteceu em uma viela localizada ao lado da AMA/UBS Jardim Alfredo, no M’boi Mirim.

O local era utilizado como ponto viciado de descarte de lixo e entulho, propiciando a proliferação de animais sinantrópicos, como escorpiões, e já havia relatos de acidentes com esses animais.

Identificado o problema, a equipe do PAVS planejou a iniciativa que envolveu a comunidade e contou com o apoio e parceria da ONG Bloco do Beco, de grafiteiros da região e das Prefeituras Regionais de M’ Boi Mirim e Campo Limpo. Após a limpeza da viela e do muro (que ganhou um lindo jardim vertical), o mesmo foi pintado e grafitado pela comunidade com imagens que remetem à saúde e ao bem-estar. Além disso, bancos de pallets foram construídos e instalados no local.

E o grafite invadiu o muro…

Ao longo de todo o ano de 2017 ações como as acima mencionadas aconteceram em toda a região. Uma delas, por exemplo, foi a realizada pela equipe da UBS Jardim Nakamura que, com apoio do Instituto Favela da Paz, revitalizou uma nascente localizada nas imediações do território. Leia aqui: https://goo.gl/TWhXuX

Por sua vez, a UBS Santa Lúcia, pertencente ao distrito de M’Boi Mirim, organizou junto com a comunidade e o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Copacabana um mutirão de revitalização da Praça Miguel de Jesus Correia que fica em frente à unidade de saúde.

Os comerciantes e moradores da região ajudaram com algumas doações como tintas, água, fruta (para carregar as energias), ferramentas, mudas, mão de obra e até plaquinhas com dizeres “não pise na grama” e “não jogue lixo”. As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e a Agente de Promoção Ambiental (APA) da UBS ajudaram e ensinaram as crianças do CCA como plantar, regar e pintar bancos e canteiros.

“É gratificante saber que depois que pintamos e plantamos, as crianças passam a vir aqui para brincar. Faço isso por amor à comunidade”, diz a APA Carla Rodrigues Xavier.

É de pequenino que se começa

Aluno do CCA Copacabana, Arthur Pinheiro da Silva, 13 anos, já sabe da importância de haver mais verde na cidade. “É muito legal participar disso, porque é importante ter mais verde para ter mais ar puro circulando, porque tem lugares que as pessoas ficam só desmatando e o ar deixa de circular”. Seu amigo, Victor Ferreira, da mesma idade, completa: “esse projeto vai melhorar e valorizar mais a praça, pois no último final de semana passei de carro por aqui e estava com muito lixo. Hoje, vamos melhorar a Praça Miguel”, entusiasma-se ele.

Essa conscientização é resultado de uma parceria da UBS Santa Lúcia com o Centro da Criança e do Adolescente (CCA) Copacabana, e conta com todo o apoio dos funcionários e da gerente do CCA, Maria Rosilma Gomes da Cruz Oliveira.

“Nós não temos muita área verde e quando vemos um movimento como esse incentivando e ensinando as crianças dá muita alegria, me enche de orgulho. Além de deixar a praça mais bonita, vou sentir orgulho de saber que ajudei a fazer isso, quando aqui voltar para brincar e andar de bicicleta”, garante o instrutor Ronaldo Coelho de Carvalho Fernandes.

Tenda da Saúde revitaliza jardim da UBS Paraisópolis III

Já a UBS Paraisópolis III, localizada no Campo Limpo, dentro do projeto Tenda da Saúde, revitalizou o jardim de entrada do local. A ação contou com apoio e a presença do prefeito regional Heitor Sertão, das crianças do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) São José e dos usuários do CAPS Adulto III Paraisópolis.

Na ação foram plantadas árvores e mudas de flores de ervas aromáticas numa parede verde e instalada uma horta vertical de bambu.

A ideia desse tipo de iniciativa é melhorar a aparência do local, contribuir com o meio ambiente, deixar o espaço mais verde e conscientizar a comunidade para a importância da revitalização de espaços públicos.