Posto de Atendimento ao Turista é reaberto em Parelheiros

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, reinaugurou neste domingo (29) o Posto de Atendimento ao Turista de Parelheiros, localizado na Avenida Senador Teotônio Vilela, nº 8.000. O polo oferece uma série de rotas turísticas, além de promover a preservação ambiental e fortalecer o ecoturismo como fator de desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável. Recentemente, o espaço passou por readequações e reformas para atender melhor as pessoas interessadas em conhecer a região do extremo sul da cidade. A revitalização contemplou serviços da parte elétrica, hidráulica, pintura e a reforma dos painéis informativos, com o objetivo de aumentar o fluxo de visitação nos atrativos e recursos turísticos, estimulando a atividade na região e divulgando o território como Polo Turístico.

Formado pelos distritos de Parelheiros, Marsilac e Grajaú (limites da Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia), o Polo de Ecoturismo de São Paulo foi instituído pela Lei Municipal 15.953/2014 e ocupa uma área de mais de 400 km² (correspondendo a cerca de 28% da área da cidade). Parte da região é definida como zona rural pelo Plano Diretor Estratégico (PDE) e está na área de abrangência de Reservas da Biosfera reconhecidas pela UNESCO (Mata Atlântica e Cinturão Verde da Cidade de São Paulo). Além disso, a área conta com um território Indígena, denominado Tenondé Porã, de uso exclusivo do povo Guarani;

O espaço é composto por parques, rios, cachoeiras, mirantes, sítios, clubes, centros ecumênicos, pesqueiros, marinas, centros culturais e um borboletário. Para visitar os espaços, o turista pode entrar em contato com um guia ou agente local no próprio posto. Os roteiros turísticos são especializados nas seguintes áreas: – Religioso: tem como pontos de interesse os espaços religiosos e culturais, como Solo Sagrado da Guarapiranga e Ase Ilê do Hozooane.   Náutico: passeio de escuna e vivência com flores são os destaques deste roteiro, que apresenta a Gurapiranga, uma das principais represas da cidade, além de uma exuberante vista da região sul de São Paulo.  – Histórico Cultural: pontos de interesse histórico e cultural com atrativos relacionados à colônia alemã e, também, à presença de comunidades indígenas na região. – Roteiro Mata Atlântica: entrar em contato com a natureza é a proposta deste roteiro, que passa por uma trilha dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e termina com uma visita ao primeiro Borboletário de São Paulo.  Esportes Radicais: especializado no cicloturismo.

Serviço:

Posto de Atendimento ao Turista de Parelheiros

Endereço: Avenida Senador Teotônio Vilela, nº 8.000 – Parelheiros – Zona Sul

Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.