Poupatempo comemora 20 anos com exposição de fotos de novas tecnologias de atendimento

Para comemorar o aniversário de 20 anos, o Programa Poupatempo abre hoje uma exposição de fotos que destaca os avanços tecnológicos no atendimento.

Intitulada “Poupatempo 20 anos – Excelência no atendimento e novas tecnologias a serviço do cidadão”, a exposição foi montada no corredor principal da unidade da Sé, inaugurada dia 20 de outubro de 1997 pelo então governador Mario Covas.

A exposição foi idealizada em formato de banners para ser reproduzida simultaneamente a partir desta semana em todas as 71 unidades fixas do Poupatempo no Estado de São Paulo.

As imagens mostram diferentes unidades, desde o início do programa até os dias atuais, destacando inovações adotadas ao longo dos anos até as mais recentes, como a coleta biométrica de fotos e impressões digitais e o atendente virtual Poupinha, que dá informações e faz agendamento pelo Portal do Poupatempo e pelo Messenger, no Facebook.

A ideia da exposição surgiu entre os colaboradores da unidade da Sé, durante a seleção de imagens antigas para a divulgação do aniversário. O resultado final busca valorizar o trabalho de todos os 13 mil colaboradores do programa que é considerado o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ há três anos consecutivos pelo Instituto Datafolha.

Identidade Central

Paralelamente à exposição dos 20 anos, o Poupatempo Sé também abriu uma exposição do fotojornalista Tiago Queiroz, com fotos em preto e brando da região central de São Paulo. As imagens são das imediações do Poupatempo Sé e algumas delas foram feitas do alto do Palácio Clóvis Ribeiro, sede da Secretaria da Fazenda, onde no térreo funciona a unidade mais antiga do Poupatempo.

O autor é jornalista formado pela PUC-SP, trabalha como repórter fotográfico há 15 anos e gosta, sobretudo, de descobrir histórias curiosas em São Paulo. Com estas imagens, o Poupatempo presta uma homenagem a São Paulo e especialmente aos moradores do centro, que acompanham de perto a história de 20 anos a serviço da cidadania.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 560 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel, que atendem mais de 180 mil cidadãos por dia. 

Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.