Prefeito visita a nova creche Sítio Caraguatá

 

O prefeito Bruno Covas visitou, nesta sexta-feira (14), o novo Centro de Educação Infantil Indireto Sítio Caraguatá no Parque Bristol, Ipiranga, Zona Sul da capital. O local tem capacidade para atender 124 crianças, sendo 78 de berçário.

A creche conta com quatro salas de aula, três berçários, salas multiuso e de amamentação, além de dois banheiros, elevador e playground. A unidade também dispõe de cozinha e refeitório, onde são servidas cinco refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar), em uma jornada de dez horas de atendimento, das 7h às 17h.  Em uma ação inédita, o CEI Indireto Sítio Caraguatá permite que os pais, que dispõem de horário, tomem café da manhã com seus filhos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento cognitivo dos menores e estreitar os laços familiares desde a primeira infância.

A unidade atende a população local desde o mês de abril, dois anos após o início da sua construção. Está instalada em um terreno com 1.249 m²e tem 789 m²de área construída. Lá, as crianças são assistidas por 16 professores e 24 funcionários. O Centro de Educação Infantil Indireto Sítio Caraguatá é administrado pela União de Núcleos, Associação dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), e recebe um repasse mensal de R$ 91.603,33.

“Investir na primeira infância é a melhor e mais justa política de equidade. São Paulo realizou a maior expansão de vagas em creche da história nos primeiros 15 meses de gestão. Pela primeira vez, a ampliação foi focada nas regiões mais vulneráveis da cidade, para garantir o direito de quem mais precisa”, afirma o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

Saiba quais são os diferentes tipos de CEIs

Um CEI indireto, como é o caso do Sítio Caraguatá, conta com prédio construído pela Prefeitura de São Paulo, porém é administrado por uma instituição parceira, também responsável pela contratação dos funcionários e professores. Quando a unidade é direta, significa que tanto o imóvel, como a administração e a equipe que lá trabalha, são da Prefeitura.

Já as creches parceiras são as unidades que têm prédio, administração e funcionários de instituições que fazem convênio com a Prefeitura, que paga as entidades de acordo com o número de crianças por elas atendidas.

Desde janeiro de 2017, foram ampliadas 44.501 vagas em creches, sendo 36.378 matrículas e 8.123 vagas garantidas com a assinatura das parcerias e destinação de recursos.