Prefeitura abre o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), abriu para visitação nesta terça-feira (4) o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo. O parque tem 449 hectares – equivalente a 500 campos de futebol – e abriga a maior área remanescente de Mata Atlântica da Zona Leste de São Paulo.

Tamires Carla de Oliveira, coordenadora de gestão de parques e biodiversidade da SVMA, comemorou a entrega do parque. “É uma grande conquista para a população. Afirma a política ambiental que começou há dois anos na cidade. É relevante São Paulo colocar a questão ambiental com uma unidade de conservação. É um espaço de lazer que contempla a natureza”, destacou.

O PNM Fazenda do Carmo integra o Cinturão Verde da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e foi criado pelo Decreto Municipal nº 43.329/2003, que foi alterado em 2008 pelo Decreto n° 50.201.

Os remanescentes de vegetação de seu entorno favorecem sua conservação, criando um corredor ecológico urbano que liga o espaço à região das nascentes do rio Aricanduva.

Anita Correia de Souza Martins, diretora da Divisão de Unidade de Conservação, também destacou a importância da abertura do parque à visitação guiada. “As pessoas vão conhecer e participar de um ambiente educativo voltado à conservação da natureza”, explicou. Evelin de Souza, gestora do PNM Fazenda do Carmo festejou. “É uma felicidade imensa depois de 16 anos ser considerado parque natural. É um momento histórico em que a população vai ter livre acesso”. 

Casa Sustentável

Um dos principais diferenciais do PNM Fazenda do Carmo é a Casa Sustentável. O arquiteto Lucas Lavecchia, responsável pelo projeto e obra ressaltou: “essa construção tem dois objetivos: ambiental e pedagógico. Na parte ambiental é que não podemos mais construir desmatando a vegetação. Tem que se adequar e entender o que a natureza pode nos oferecer, como ventilação cruzada, captação das águas da chuva, captação da energia solar, colocando em evidência a biodiversidade, a natureza e as questões ambientais. O segundo aspecto é pedagógico. A edificação sustentável nos ensina a mudar o comportamento perante à natureza”, lembrou.

Eduardo Dallastela, encarregado de manutenção e manejo se mostrou emocionado. “São 14 anos que eu vi crescer esse lugar. É uma ótima alternativa para as pessoas, não só da Zona Leste, virem conhecer toda essa infra-estrutura criada. É um lugar a mais para se contemplar com a natureza”.  

O parque tem os seguintes atrativos e equipamentos:

– Trilha da Preguiça;

– Área aberta para piquenique;

– Biblioteca comunitária

– Banheiros. Há também banheiros para portadores de necessidades especiais;

– Administração, com destaque sua construção com projeto arquitetônico sustentável;

– Estacionamento para carro

SERVIÇO:
Visitação ao Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo
Data:
 a partir do dia 4/2/2020 – às terças-feiras
Horário:
 das 8h às 17h
Local:
 Estrada da Fazenda do Carmo, 350 – Itaquera, São Paulo – SP

Informações: Assessoria de Imprensa da SVMA 5187-0341/0217/0379/0378

Parques Naturais na Zona Sul

A Prefeitura do Município de São Paulo, através da Divisão de Gestão das Unidades de Conservação (DGUC) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) iniciou em janeiro de 2020 um projeto de visitação piloto aos Parques Naturais Municipais (PMNs), até então fechados à população, com ingresso apenas mediante agendamento prévio.

O primeiro PNM aberto foi o Itaim, no dia 14 de janeiro, e teve 690 visitações. No dia seguinte, foi a vez do PNM Varginha, com 369 pessoas.  No dia 16 de janeiro, o PNM Bororé teve 57 visitantes. O último dos quatro Parques Naturais Municipais da Zona Sul abertos foi o PNM Jaceguava, no dia 20 de janeiro, com 10 acessos.

PMN ITAIM

SERVIÇO: Abertura piloto

Visitação ao Parque Natural Municipal Itaim

Data: Todas as terças-feiras, finais de semana e feriados

Horário:  8h às 17h

Local: R. Amaro Alves do Rosário, 2676 – Parelheiros, São Paulo – SP

Informações: Assessoria de Imprensa da SVMA 5187-0341/0217/0379/0378

PNM VARGINHA

SERVIÇO: Abertura piloto

Visitação ao Parque Natural Municipal Varginha

Data: Todas as quartas-feiras, finais de semana e feriados

Horário: 8h às 17h

Local: Av. Paulo Guilguer Reimberg, 6.200 – Chácara Santo Amaro – Grajaú, São Paulo – SP

Informações: Assessoria de Imprensa da SVMA 5187-0341/0217/0379/0378

 

PNM BORORÉ

SERVIÇO

Visitação ao Parque Natural Municipal Bororé

Data: Todas as quintas-feiras, finais de semana e feriados

Horário: das 8h às 17h

Local: Estrada das Vieiras, s/n, Bororé, Distrito de Grajaú.
Informações: Assessoria de Imprensa da SVMA 5187-0341/0217/0379/0378

PNM JACEGUAVA

SERVIÇO: Abertura piloto

Visitação ao Parque Natural Municipal Jaceguava

Data: Todas as segundas-feiras, finais de semana e feriados

Horário: 8h às 17h

Local: Av. do Jaceguava, próximo ao nº 1100 – Bairro Jaceguava – Parelheiros, São Paulo – SP