Prefeitura de São Paulo promove ‘Cadeiraço’ nas ruas do Centro para mostrar dificuldades de locomoção dos cadeirantes

A Prefeitura do Município de São Paulo, em parceria com as Secretarias de Mobilidade e Transportes e da Pessoa com Deficiência, realizou na manhã desta quarta-feira (30/05), o “Cadeiraço”, atividade voltada para pessoas que utilizam cadeiras de rodas.

A ação, que faz parte do calendário do movimento Maio Amarelo e tem como objetivo vivenciar as dificuldades de percurso enfrentadas pelos cadeirantes nas ruas da cidade, contou com a participação do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, do secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, e do secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

A caminhada, que teve início em frente à sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá, seguiu pela Praça do Patriarca, ruas Direita e Álvares Penteado, além do Largo do Café, retornando para a Prefeitura. A rota foi escolhida pela Comissão Permanente de Acessibilidade, que elegeu trechos que serão reformados pelo projeto de revitalização de calçadas no Centro de São Paulo.

O secretário João Octaviano andou de cadeira de rodas e destacou que é preciso tratar com segurança, responsabilidade e cidadania a questão da mobilidade. “Todo sistema de transporte e toda parte do sistema viário tem que respeitar as pessoas de acordo com as necessidades que elas têm”, afirmou.

Já o secretário Cid Torquato ressaltou que o Maio Amarelo é uma boa semente para ser cultivada o ano inteiro. Para ele, é preciso uma consciência maior das pessoas e o ‘Cadeiraço’ foi mais uma oportunidade pra isso.

O trajeto durou cerca de 30 minutos e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre elas, integrantes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.