Prefeitura entrega novo serviço de atendimento ao idoso na UBS Cambuci

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, entregam nesta segunda-feira (29), o novo serviço para o público idoso que tem o objetivo de atuar na desospitalização, sendo indicado para pacientes que demandam procedimentos de maior complexidade, mas que podem ser realizados no domicílio. Trata-se da implantação do Programa Acompanhante de Idosos (PAI). A nova equipe vem integrar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cambuci, localizada na região central da cidade.

O PAI Cambuci contará, ao todo, com 17 profissionais. Serão 10 acompanhantes de idosos, além de enfermeiro, médico geriatra, técnicos de Enfermagem, fisioterapeuta, assistente administrativo e um supervisor para a equipe. A expectativa é que 120 idosos sejam acompanhados pelo serviço.

Agora, a unidade conta com mais espaço para a realização de atividades em grupo, bem como consultórios e salas de atendimento mais amplas, além de uma nova sala de curativos.

“Ampliamos os espaços físicos e as equipes para melhor atender a população, bem como proporcionar conforto para os profissionais que atuam nas unidades”, destaca Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde

A UBS Cambuci, unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é gerenciada em parceria com o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) e também conta com Equipe Multiprofissional de Atenção Básica Domiciliar (Emad), composta por assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, médico clínico, nutricionista e técnico de enfermagem. São doze profissionais, ao todo.

A unidade também passou a atuar com mais uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), além das três já existentes, e com um grupo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composto por nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional e profissional de Educação Física dedicados exclusivamente à ESF Cambuci. Antes, as ESF eram assistidas por um núcleo do NASF, compartilhado com outras duas UBS.