Prefeitura entrega revitalização do Terminal Parelheiros e da parada Vargem Grande

A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, por meio da SP Trans, entregaram  nesta terça-feira (25) a revitalização do Terminal Parelheiros e da parada Vargem Grande da linha 6091/10 Vargem Grande – Terminal Santo Amaro. Estas são duas obras importantes para a população do extremo da Zona Sul, em continuidade às ações da Semana da Mobilidade, que neste ano está com o tema “Todos Somos Pedestres”.

“Estamos entregando hoje uma obra muito importante de requalificação e eu acredito que é de extrema importância, antes de começar obra nova, colocar para funcionar os equipamentos que já existem. A prioridade dessa gestão é melhorar a qualidade de vida da nossa população, e em especial, a esses nove milhões e meio de passageiros que utilizam os nossos ônibus ou descem em nossos terminais diariamente”, completou o prefeito Bruno Covas. O Terminal Parelheiros, que só tinha proteção na área de travessia entre as plataformas, ganhou cobertura metálica em toda sua extensão para melhorar o conforto dos passageiros. Além disso, foram feitas obras na rede de drenagem e construídas rampas de acessibilidade e faixas de travessia entre as plataformas.

Pelo terminal, circulam 12 linhas de ônibus que transportam, em média, 56.857 passageiros em dias úteis. O equipamento também tem bicicletário com 15 vagas. “É com muito orgulho que entregamos a reforma deste terminal importantíssimo aqui na região. Ele recebe quase 60 mil pessoas diariamente e essa revitalização representa a determinação dessa gestão: transporte de qualidade por respeito à população”, acrescentou João Octaviano, secretário municipal de Mobilidade e Transportes.

O ponto de controle da linha 6091/10 Vargem Grande – Terminal Santo Amaro, na R. Peroba, altura do número 269, Vargem Grande, região de Parelheiros (Zona Sul) também passou por reforma. A linha transporta, em média por dia útil, 15.700 passageiros. A SPTrans instalou abrigos novos com cobertura metálica, bancos, rampas de acesso para a plataforma de embarque, piso tátil adequado para deficientes visuais, plataforma com 28 cm de altura e iluminação, melhorando o conforto no embarque e desembarque das pessoas que utilizam a linha.  Além das revitalizações, os moradores da cidade de São Paulo receberam 2.259 ônibus novos, destes 1.075 somente em 2018. Com as novas inclusões, em todo o sistema há 93,8% de acessibilidade no transporte coletivo. Estes veículos veem equipados com ar-condicionado, acessibilidade, tecnologia embarcada como Wi-Fi, tomadas USB e motores padrão Euro V que são menos poluentes. Essa tecnologia contribui para a melhoria da qualidade do ar e assegura maior eficiência energética ao veículo.