Programação cultural da Belmonte

CASAMENTO CAIPIRA – Grupo Teatral Metamorfose – Humor e reflexão numa linguagem simples, com respeito às diferenças, solidariedade e amor. Adaptação e direção de Efigenia Armendani – Dia 19/08 – sábado, 14h

BOÊMIOS – Epaminondas Cia Teatral – Em uma cidade, numa vila simples, onde a religião e o poder predominam, não existindo condições de trabalho, e com uma população muito humilde sobrepujada de impostos, vivem os amigos Puff e Nini que,  acabaram morando na rua e conhecendo personagens intrigantes, dando origem a diversos conflitos e situações engraçadas. Livre adaptação, inspirada em Lira dos vinte anos, do escritor Álvares  de Azevedo, feita por Neil  MadeiRich.   Dia 24/08, quinta-feira, às 19h30

O POETINHA – Cia do Fubá – Vinicius é um garotinho apaixonado. Depois de uma frustrada tentativa de compor um poema de amor, ele acaba descobrindo e nos mostrando a história de um outro Vinicius: o de Moraes.  Dia 30/08, quarta-feira, às 14h30.

 TEATRO DE FANTOCHES

JOÃO E MARIA – A Companhia De Fantoches Von Feffer é uma empresa especializada em contar histórias para crianças, com a proposta de resgatar a magia dos bonecos de fantoches (bonecos de luva). Por meio de uma perfeita técnica de manipulação utilizada, a equipe de profissionais atinge o principal objetivo: dar vida ao boneco, mostrando à adultos e crianças, o quanto ele pode tornar-se real. Tema: João e Maria. Dia 12/08, sábado, 14h

CURSO

TEATRO VOCACIONAL – Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos, com o Artista Orientador André Pastore em duas turmas: Todos os sábados, das 09h às 12h e das 13h às 16h. Inscrições abertas. 

CIRCO

GRUPO NAMAKACA –O espetáculo mostra a convivência de três personagens – Cara de Pau, Montanha, e Cafi – que disputam os aplausos do público e aceitam os próprios equívocos como fonte de improvisação. Mistura de atrações circenses, teatro e música, o grupo agrada às plateias de todas as idades, oferecendo graça, diversão e encantamento na medida certa. Texto: Grupo Namakaca|Direção: Alê Roit – Dia 06/08, domingo, 11h.

CIRCO VOX – Apresentação de espetáculo circense -Dia 20/08, domingo, 11h

ENCONTRO

GRUPO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL – Com a Psicóloga Sonia Maria Tsumoto – O que é preciso para crescer e desenvolver pessoalmente e profissionalmente. Temas relacionados são discutidos nas reuniões de terça-feira das 10h às 12h. O número de vagas pode ser de 40 pessoas, entre homens e mulheres.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL – Com Ivani Magalhães – Leitura e Narrativas de histórias e contos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler em crianças, jovens e adultos.  Agendamento para turmas. Telefone: 5687-0408. LIVRE.   Dia 09/08, quarta-feira, às 14h30.

HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS DANÇADAS – O espetáculo surgiu de uma oficina de danças populares brasileiras voltada para manifestações folclóricas, por meio da dança, do canto e  do teatro. O espetáculo leva  ao público a conhecer várias histórias populares brasileiras, pegamos como mote a história da Abayomi seus elementos cênicos, o resultado desta pesqui sa  culminou em uma apresentação que traduz um pouco deste processo. A partir de 7 anos.  Dia 22/8, terça-feira,  às 10h30

TARDE DE CONTAÇÃO E MÚSICA COM SABINO LOPES – Sabino Lopes recebe, no auditório Kiyomi Oba, com muita alegria, música e contação de histórias, grupos de escolas infantis.  As crianças se divertem, aprendem e interagem com suas histórias divertidas e músicas contagiantes.  Participação especial: Gabriel Lopes.  LIVRE. Dia 25/08, sexta-feira às 14h30. 

MÚSICA ERUDITA

MUNICIPAL NA BIBLIOTECA – As Bibliotecas Públicas Municipais recebem apresentações de artistas do Theatro Municipal, dentro do projeto Biblioteca Viva. A programação inclui apresentações de duo de violão e flauta, solo de violão e também duo de eufônios (instrumento da família dos metais). Dia 27/08, domingo, às 10h.

EXPOSIÇÕES

MOSTRA EDUCATIVA – Programa de Resgate do Sítio Arqueológico Vila Cordeiro na Linha 17 – Ouro da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. Visando colaborar para a formação de agentes multiplicadores no processo de sensibilização da população para o seu papel corresponsável nas ações de proteção do patrimônio cultural e ambiental, preparamos uma Mostra Educativa sobre os achados da Arqueologia no Metrô, que tem compartilhado os resultados do Programa de Resgate Arqueológico do Sítio Estação Vila Cordeiro em escolas públicas e outras entidades próximas à futura estação do Metrô. De 14 a 31/08 das 10 às 19h.

VISAGENS – VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES:  Exposição permanente, composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. Homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS Feitos pelos alunos, durante as aulas de xilogravura do professor Ezequiel, na sala de oficinas.

Dorinha Sant’Anna

Belmonte – Cultura Popular

Acervo Temático, Divulgação e Cursos

Telefone: 5687-0408

http://www.bibliotecabelmonte.blogspot.com

Visite-nos no FACEBOOK