Programação Cultural Da Biblioteca Belmonte – Setembro/2019
DUO FLUTUART NACIONALISMO E A VANGUARDA MUSICAL BRASILEIRA – Duo flauta e piano. Da semana da arte moderna de 1922 até a vanguarda musical brasileira, o Duo Flutuart – formado por Paula Pascheto (flauta) e Deise Hattum (piano) – selecionou um repertório especial que vai do nacionalismo de Villa-Lobos ao vanguardismo de Edino Krieger. Uma história brasileira contada através da música de autores como Guerra-Peixe, Radamés Gnatalli e Camargo Guarnieri, entre outros. Classificação indicativa: Adulto e terceira idade. 50 min. Dia 03/09, terça-feira, às 10h30.
SARAU
DAS PRÊ SARAU – Um sarau itinerante, composto por mulheres pretas das periferias de São Paulo. A Edição de Performances do Sarau é uma tentativa de resgate e reverência ancestral, pensando em escritoras pretas contemporâneas trazendo à memória, as escrevivências de mulheres pretas que viveram em outros tempos, nos antecedendo e abrindo caminhos e portas para que pudéssemos produzir, ter espaço para que fôssemos ouvidas e continuar a lutar utilizando a escrita enquanto ferramenta de transformação e formação social. Mencionando Conceição Evaristo, Lélia Gonçales, Esmeralda Ribeiro, dentre outras escritoras potentes, convidamos Ryane Leão e Coletivo Alcova, acompanhadas de percussionistas para compor e costurar este espetáculo, apresentando ao público escrevivências negras de resistência nas bibliotecas. Dia 13/09, sexta-feira, às 14h.
MADUREIRA ARMORIAL – O Quinteto Madureira Armorial apresenta o espetáculo “Um Homem Vestido de Sol” que traz a cena musical de sonoridade instrumental baseada nos folguedos populares do nordeste, nos causos e nas cantorias dos repentistas, visando resgatar a cultura popular com uma formação camerística com viola caipira, violão, flautas, percussão, violino e marimbau, pífano e rabeca. Composições autorais que homenageiam o escritor Ariano Suassuna, que criou em 1970 o Movimento Armorial, uma organização de artistas em busca da construção de uma música erudita nordestina oriunda de raízes populares. O movimento abrangeu diversas formas de manifestação artística como pintura, música, literatura, dança e teatro. Dia 27/09, sexta-feira, às 14h.
Contação de histórias
CONTOS PARA AQUECER – Contos para aquecer é uma intervenção lúdica e literária para aquecer a imaginação e os sentidos, o corpo e alma. A coletiva Achadouras de Histórias convida os leitores a se aninhar entre histórias e leituras em um cantinho acolhedor e que remete às casas das vovós de antigamente. Dia 20/09, sexta-feira, às 14h.
CONTAÇÃO E MÚSICA COM SABINO LOPES- Sabino Lopes recebe, no auditório Kiyomi Oba, com muita alegria, música e contação de histórias, grupos de escolas infantis. As crianças se divertem, aprendem e interagem com suas histórias divertidas e músicas contagiantes. Participação especial: Gabriel Lopes. Dia 26/09, 5ª.feira, às 10h30 e 14h30
OFICINA
OFICINA “O CONTO QUE ME CONTA” -Oficina De Narração De Histórias Com Tininha Calazans. Pela via da expressão artística e lúdica em diversas linguagens os participantes mergulham no mundo encantado do conto maravilhoso se aprimorando como narrador/ora, compondo e apresentando a história trabalhada. De 09/08 a29/11/2019, Sextas-feiras, das 14 às 17h.
Projeto vocacional
VOCACIONAL DE TEATRO – Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos, com a Artista Orientadora Júlia Fontes. Sábados, das 13h às 16h.
VOCACIONAL DE DANÇA – No projeto DANÇA VOCACIONAL, você tem noções de consciência corporal e rítmica, estudos do movimento e da anatomia humana, procedimentos para criações cênicas e coreográficas, além de exercícios, alongamento e condicionamento físico, etc. Com a Artista orientadora: Maria Lúcia Tomé Branco. Quartas-feiras, das 14 às 17h.
VISITAS MONITORADAS
Agendamento pelo telefone 5687-0408, com Dorinha ou Jomar