Saúde disponibiliza vacinação contra Febre Amarela na estações

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está disponibilizando postos volantes para vacinação contra Febre Amarela em nove estações da CPTM das linhas Coral (11) e Safira (12), além de dois terminais de ônibus da região leste da cidade neste mês de março. A ação visa facilitar o acesso e garantir a imunização da população. 

A vacina será disponibilizada nos dias 12,14,19,21,26 e 28 de março, ou seja, às terças e quintas-feiras deste mês. Nas estações Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio, Guaianases, São Miguel, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano da CPTM e no terminal de ônibus Cidade Tiradentes o atendimento acontecerá das 16h às 20h30. Já na estação Comendador Ermelino, será das 9h às 18h. No Terminal Metropolitano São Mateus o horário de atendimento será dividido em dois turnos, das 8h às 11h e das 17h às 19h. 

Vale ressaltar que a vacina continua disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital de segunda a sexta e aos sábados nas AMA/UBS Integradas na cidade. Após a aplicação da dose, são necessários 10 dias para a vacina oferecer proteção efetiva.

Em novembro do ano passado, a prefeitura lançou o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, que prevê, entre outras coisas, a intensificação da vacinação contra a febre amarela e a busca por pessoas que ainda não se protegeram contra a doença. A cobertura atual da vacina de febre amarela na capital paulista é de 78,76%, o que equivale a mais de 9,2 milhões de doses aplicadas. A meta é chegar a 95%.

No ano passado foram 13 casos de febre amarela contraídos na cidade de São Paulo, que resultaram na morte de seis pessoas. Nenhum caso de febre amarela foi registrado em 2019.