Saúde divulga cronograma completo para faixas-etárias da vacinação contra o Covid-19

A Prefeitura de São Paulo divulgou o calendário completo, por idade, da vacinação contra o Covid-19. O escalonamento permite que cada faixa etária tenha um dia específico para se imunizar, evitando que muitas pessoas se desloquem ao mesmo tempo aos locais de vacinação. O objetivo é justamente evitar filas e aglomerações nos pontos. Para isso, toda a rede de postos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se encontra em operação.

As pessoas que não puderem ir nos dias indicados devem comparecer posteriormente. Também para evitar aglomerações, cada categoria contará com datas para a repescagem. “A ação ocorrerá sempre aos sábados, para facilitar a vacinação das pessoas que trabalham durante a semana e sempre dentro daquele grupo previsto. É muito importante que as pessoas continuem respeitando o escalonamento, algo determinante para que as filas sejam menores em toda a rede”, explicou o secretário da Saúde, Edson Aparecido.

Os grupos elegíveis para receber a primeira ou a segunda dose dos imunizantes disponíveis podem buscar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS), as AMA/UBS Integradas, os 17 SAEs (Serviços de Atenção Especializada), os mega postos com acesso a pedestres, os mais de 130 postos volantes, a rede de farmácias parceiras e os postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru.

Para conferir a movimentação nos postos de vacinação, consulte o portal De Olho na Fila. O serviço informa se há fila pequena, média, grande ou se não há fila alguma no local escolhido. Para garantir as doses à população do município de São Paulo, a SMS reforça a obrigatoriedade de se apresentar no ato da vacinação um comprovante de residência na capital, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente CPF e cartão SUS.

O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não houver no próprio nome do munícipe, serão aceitos comprovantes em nome https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=ptdo cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável).

Vale lembrar que o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.