Secretaria Municipal de Relações Internacionais recebe o Cônsul-Geral da Coreia

A Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, recebeu na tarde de quinta-feira (14) o cônsul-geral da Coreia e Presidente da Sociedade Consular de São Paulo, Hak You Kim. O encontro foi acompanhado pela embaixadora Débora Vainer Barenboim-Salej, pelo coordenador de Relações Internacionais, Rodrigo Massi, pela coordenadora para Assuntos Internacionais Bilaterais e pelo coordenador de Assuntos Político do Consulado Geral da Coreia em São Paulo, Jorge Noh.

Durante a reunião, foram apresentados os projetos em andamento da pasta com representantes da Coreia e também as áreas de possíveis cooperações entre a cidade de São Paulo e o país nos temas de meio ambiente, inovação de tecnologia, economia criativa e geração de emprego e renda. O encontro marcou a primeira reunião consular da Secretária Marta Suplicy na Secretaria Municipal de Relações Internacionais. Para aprofundamento das relações, foi agendada reunião virtual com todo o corpo consular da capital paulista.

Relações bilaterais

A cidade de São Paulo e a capital coreana Seul são Cidades-irmãs desde 1997. Em 2020, o país fortaleceu as ações da Prefeitura de São Paulo no enfrentamento à pandemia de coronavírus por meio da doação de 3.500 vestimentas de proteção médica à Secretaria Municipal de Saúde.

No comércio internacional, a cidade de São Paulo e Coreia movimentaram US$ 124.777.102 no último ano. O Brasil é o maior parceiro comercial da Coreia do Sul na América Latina.