Serviço odontológico da UPA Santo Amaro atende cerca de 2 mil pessoas por mês

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, visitaram nesta quinta-feira (28), as novas instalações do serviço de urgência e emergência odontológica em Santo Amaro, agora situados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Amaro – Dr. José Sylvio de Camargo, na Zona Sul.

O local conta com consultório amplo com três equipamentos odontológicos e uma equipe composta por dez cirurgiões dentistas e dez auxiliares de saúde bucal (ASB), que se revezam durante 24 horas, pois a unidade funciona todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos. A escala média é de três cirurgiões dentista (e auxiliar) no período diurno e um no noturno (mais auxiliar).

O atendimento estava suspenso desde fevereiro de 2018, mês em que o antigo Pronto Atendimento (PA), que abrigava o serviço, saiu da Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro para se tornar a UPA Santo Amaro. Neste período, o serviço odontológico foi reavaliado e reestruturado pelos gestores e técnicos da rede local e, desde 10 de dezembro, encontra-se disponível para atender as necessidades dos usuários da região. Para a implantação no local, foram investidos cerca de R$ 390 mil, entre adequações, equipamentos, instrumentos e material de consumo. A capacidade de atendimento é de cerca de dois mil pacientes por mês.

Cabe às UPA o atendimento das urgências de menor complexidade, ou seja, quadros agudos e de natureza clínica. Assim, estão previstos os atendimentos de casos como dor, inflamação, hemorragias, traumas, luxações, fraturas e que não comprometam a face. Já os tratamentos mais complexos são encaminhados para outros serviços da rede, como Hospital Municipal do Campo Limpo ou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Amaro – Dr. José Sylvio de Camargo, na rua Carlos Gomes, 661 – Santo Amaro, é gerenciada pela Organização Social (OS) Santa Catarina.