SP Cidade Linda chega à Avenida República do Líbano

O programa SP Cidade Linda leva a partir deste sábado (3) serviços intensificados de zeladoria à Avenida República do Líbano, na Zona Sul. A ação será realizada em parceria com a comunidade libanesa, que irá atuar na conservação dos canteiros da via. A operação incluirá também limpeza de monumentos, plantio e poda de árvores.

Os serviços da 23ª edição do programa serão realizados em 4,75 quilômetros da via, que interliga a Rua Manoel da Nóbrega e a Avenida Ibirapuera, na região do Parque Ibirapuera. Haverá lavagem e varrição de espaços públicos, corte de grama e tapa-buraco, além da limpeza de 83 bueiros, bocas de lobo e bocas de leão. No total, trabalharão na ação 362 pessoas com 92 equipamentos.

“Em frente ao clube Monte Líbano nós simbolicamente fizemos o desenho do Cedro do Líbano que representa a história, a memória e a biografia desse povo guerreiro que ajudou a construir não apenas São Paulo, mas todo o Brasil. Estamos muito felizes especialmente com a receptividade da comunidade libanesa. Um povo alegre, feliz, lutador, mas que consegue com carinho fazer a vida ser bem vivida”, disse o prefeito João Doria.

Em uma área verde de cerca de 500 metros quadrados, localizada em frente ao Clube Atlético Monte Líbano, será realizada uma atividade de jardinagem em que serão plantadas espécies ornamentais em um canteiro no formato de um cedro do Líbano, símbolo da comunidade libanesa. São esperados cerca de 300 voluntários para esta ação.

Está prevista ainda a manutenção de quatro monumentos: a Homenagem da Colônia Líbano-Brasileira em Comemoração dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, de Odette Eid, na Praça Professor Jairo de Almeida Ramos; a Fonte Milão – São Paulo, na Praça Cidade de Milão; o obelisco Domingo – Dia do Senhor, de Heitor Eiras Garcia, na Praça Dia do Senhor, e a homenagem a Francisco Cintra Gordinho, de Cláudia Fernandes, na Praça Dr. Francisco Cintra Gordinho.

A concessionária AES Eletropaulo fará a poda de 151 árvores localizadas próximas à fiação elétrica. Em um projeto-piloto, em parceria com a Prefeitura Regional da Vila Mariana, responsável pela região, os galhos retirados das árvores serão processados e transformados em adubo para as plantas dos canteiros e praças do bairro. A intenção é que este modelo seja replicado em outras prefeituras regionais da capital. A avenida também receberá o plantio de cerca de 25 árvores.

Todas as 172 luminárias da avenida passaram por checagem e limpeza. Um poste atingido por um acidente de trânsito foi substituído e três lâmpadas acabaram trocadas. Além disso, os 14 abrigos de ônibus receberão limpeza, com lavagem e retirada de cartazes.

A operação realizará a manutenção de 106 placas de trânsito, três gradis e 1.400 metros quadrados de sinalização horizontal. Os serviços serão acompanhados por 45 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego, com 28 viaturas, e por 20 guardas-civis metropolitanos, com seis viaturas.

SP Cidade Linda

Lançado no dia 2 de janeiro deste ano, o programa SP Cidade Linda é um projeto de zeladoria urbana que tem o objetivo de melhorar a zeladoria urbana e assim resgatar a autoestima do paulistano. O programa reúne um conjunto de serviços para revitalizar áreas em todas as regiões, em uma ação regular e contínua, que parte do Centro em direção à periferia da cidade.

Já participaram do programa a avenidas Sumaré, Roberto Marinho, Sadami Inoue, as Marginais Pinheiros e Tietê, as avenidas 9 de Julho, Paulista, 23 de Maio, Santo Amaro, Tiradentes, Ipiranga, São Luís, Mateo Bei, Inajar de Souza, Belmira Marin, Rubem Berta, Cruzeiro do Sul, Marechal Tito, Eliseu de Almeida, Celso Garcia, Giovanni Gronchi, Pacaembu, Juscelino Kubitscheck, Faria Lima e a Praça da Sé.