Tecnisa doa motocicletas para programa Marginal Segura

Veículos serão utilizados nos atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

A construtora Tecnisa fez nesta quarta-feira (25) a doação de duas motocicletas à Prefeitura de São Paulo. Conhecidos como “motos socorro”, os veículos serão utilizados por enfermeiros e técnicos de enfermagem habilitados durante os atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nas regiões das marginais Pinheiros e Tietê, garantindo mais agilidade nos primeiros-socorros do programa Marginal Segura.

Segundo o prefeito João Doria, a inspiração da utilização de motos para os primeiros atendimentos do SAMU partiu de um projeto desenvolvido em Cingapura. “A utilização das motos agiliza o atendimento e a prestação do atendimento médico inicial em caso de acidente. Outras cidades globais também possuem esse serviço”, disse.

As motocicletas da marca Suzuki, modelo Burgman, possuem 650 cilindradas e somam o valor de R$ 102 mil. Esta doação não possui contrapartidas para o município. O prefeito João Doria ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

Os veículos serão integrados à frota de 36 motocicletas das Unidades Rápidas de Atendimento por Motociclistas (URAMs) do SAMU-SP, substituindo outras motos mais antigas. O processo de doação e a documentação necessária já estão em tramitação.

Além de serem mais seguras para transitar em vias urbanas, as novas motos possuem um compartimento para acondicionar a mochila com materiais de primeiros socorros, sem a necessidade de os condutores pilotarem os veículos com bolsas nas costas.

“As motos representam uma nova forma de operação nas marginais e a parceria com setor privado é decisiva no sucesso da ação”, ressalta o secretário de Mobilidade e Transportes, Sergio Avelleda.

O Programa Marginal Segura foi responsável pela implantação de uma série de ações de segurança, sinalização e educação no trânsito nas marginais Tietê e Pinheiros. Os novos veículos chegam para incrementar as ações de segurança, atendimento e serviços à população pelo programa lançado em janeiro.

O Marginal Segura já conta com mais de 30 novos “Veículos Anjos” doados para a Prefeitura. A Mitsubishi doou 10 pick-ups modelo L200 e a Fiat, duas Ducato. A manutenção dos veículos também ficou por conta das montadoras. Além dos carros, a Honda doou 10 motos XRE 300 C e a Yamaha, outras 10 motos Tenere 250. Desde o começo de outubro, as marginais ganharam duas bases móveis de apoio instaladas em dois ônibus doados pela Viação Sambaíba.