Tradicional festa de rua alemã “Maifest” proporcionará uma grande viagem cultural nos dias 26 e 27 de maio

A programação cultural gratuita inclui também apresentações dos corais do Laboratório Comunicantus da USP, Coral Municipal de São Sebastião, Banda Municipal de São Sebastião e da fanfarra de Amparo

Apaixonados por músicas de estilos diversos devem reservar na agenda os dias 26 e 27 e maio para comparecer à MaiFest. O festival de rua convida o público a se unir no espírito de descoberta e celebração da cultura através das apresentações dos grupos musicais EntreLatinos, Tunas, Orquestra Camerata Darcos, Corais, Orquestras, entre outros. E ainda é possível curtir literatura, exposições, fotografias, artesanatos, rodas de conversa e esportes.

Promovida pela AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, e em sua 19ª edição, a MaiFest de 2018 apresenta como tema “Gemeinsam reisen! (Viajar Juntos) Staatsbürgerschaft (cidadania), experiências migrantes interculturais”, com atividades culturais gratuitas das 10h às 22h.

O grupo EntreLatinos levará ao evento uma mescla da música latino-americana com cantos populares. No repertório, o público ouvirá “Solo Le Pido A Dios” (de um compositor argentino), “A La Molina No Voy Más” (é feito um pout pourri com algumas músicas brasileiras), além de juntarem a canção brasileira “Canto do Povo de Um Lugar” com a chilena “Hijo del  Sol Luminoso”. Neste estilo latino, também terá as bandas Tríptico e o Trio La Negra Luz.

Já a banda Tunas fará uma performance com canções, ora cantadas, ora somente tocadas de origem irlandesa, escocesa e do gênero folk music, como Drinking Songs (músicas típicas da Irlanda, comumente executadas em Pub’s por lá) e Reels e Jig, músicas instrumentais bem animadas. A Tunas busca interagir com o público na apresentação, por exemplo, há músicas que falam de acontecimentos históricos da Irlanda, as quais os integrantes comentam de forma breve o fato. Os cantos tocados são de países que a cultura celta é bem presente. “Nosso foco é proporcionar alegria, celebrar a vida executando esses temas de origem Irlandesa. É um estilo musical que não tem idade, sempre que se escuta uma primeira vez, gera uma curiosidade e contentamento. É bem difícil não se animar, dançar ou sair pulando”, comenta Marcus Vinícius Freitas Menezes Disessa, um dos componentes.

Quem aprecia a música clássica, pode assistir ao concerto de Paulo Paschoal​ e Convidados no dia 26, e no dia 27 terá Orquestra ​Camerata Darcos co​nduzida pelo​ violinista Paschoal​ que apresentará canções de Bach, Vivaldi e Beethoven, entre outras, com participação de alunos da Escola Estadual Godofredo Furtado com poesias.

 Apresentação de corais e fanfarra na MaiFest 2018

Por intermédio do Professor Titular Marco Antonio da Silva Ramos e da Professora Susana Cecilia Igayara, o Comunicantus, Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP, participará da MaiFest com três coros: Coro de Câmara Comunicantus, Coral Universitário Comunicantus e Coral Escola Comunicantus, que também serão regidos por alunos da ECA. O objetivo da participação é mostrar como o Canto Coral interpreta o tema da festa deste ano: “Gemeinsam reisen! (Viajar Juntos)”. O repertório inclui canções brasileiras e estrangeiras que falam de sentimentos, paisagens, personagens, sempre pensando nas migrações, nas mudanças de ambiente, nos encontros e nas trocas culturais. Um dos destaques é a presença da Professora Emérita da Universidade Católica de Cuyo, San Juan, na Argentina, Maria Elina Mayorga, que regerá uma música argentina com cada um dos coros, incluindo o conhecido “El dia que me quieras”.

Uma das cidades homenageadas na festa é São Sebastião que marcará presença com o Coral Municipal de São Sebastião fundado há 30 anos pelo Maestro Sinésio Pinheiro.  Desde 2011, está sob regência de Selma Boragian, arranjadora do CORALUSP. Tocarão hinos da África do Sul, Abrigo de Vagabundos de Adoniran Barbosa, etc.

Outros grupos de corais e bandas também se apresentarão como Coral Reserva Indígena Ribeirão Silveira Boraceia São Sebastião; Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos – Regente Almir Clemente;  Grupo Vocal Hospital Edmundo Vasconcelos com coordenação de Reinaldo Garrido;  Banda Municipal de Pomerode SC – Die Originale Rega Bläser; Coral Municipal de Pomerode SC; Grupo Serradores Pomerode- SC; Grupos de Prática de Conjunto da FIAM-FAAM: Núcleo Latino Americano e Núcleo Clube da Esquina; Coral do Colégio Imperatriz Leopoldina Santana; Coral Ong Vivendo com Arte; Coral Sol Maior, Regente Telma Clementino; Grupo de Música do Colégio Johann Gauss; Orquestra do Colégio Humboldt; Apresentação Faculdade de Artes Alcântara Machado; Baile dos Werneck; Old Boys; Conjunto Folclórico Quinchamali de Chile em Brasil.

Pela nona vez no Brooklin, a fanfarra da Escola Estadual Rangel Pestana de Amparo – SP apresenta-se sob regência de Daniel Benites e dos auxiliares Ednam Godoy e  Pricila Franciele, com instrumentos  de sopro e de percussão, além de balizas que demonstração ações de ginástica e de dança ao som de toques originais de fanfarra, sambas e marchinhas de carnaval.

Serviço:

XIX MaiFest

Dias: 26 e 27 de maio

Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos

Horário: das 10h às 22h

Entrada gratuita

Mais informações através do site www.aemb.org.br