UBS Chácara Santo Amaro participou da 7ª Feira de Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente

A comunidade do bairro Chácara Santo Amaro, em Capela do Socorro, pôde desfrutar da 7ª Feira de Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente. O evento, que aconteceu na Escola Estadual Hermínio Sacchetta, reuniu mais de mil pessoas da comunidade com objetivo de fortalecer ações locais e promover o desenvolvimento social através da integração dos eixos: saúde, educação, cidadania e sustentabilidade.

Foram feitas apresentações de dança, música, jogos e brincadeiras. Teve ainda uma peça de teatro que abordou o tema bullying, além da realização de avaliação de câncer bucal, exposição de DSTs/AIDS e uma exposição sob o tema “Elas contam a história”, dando visibilidade e homenageando as mulheres que fazem a diferença na região.

Para conhecer ainda mais o território em que vivem, o “Jogo interativo Paulo Guilguer” fez sucesso entre as crianças e adolescentes pois convidava os participantes a um passeio pela avenida principal da área e seu entorno. A atividade promovia uma interação com os principais pontos dos serviços de promoção e prevenção à saúde, prevenção ambiental, pontos de lazer, casas históricas e várias curiosidades sobre a região.

A moradora Selma Cristina Ramos participou da oficina de tranças, e adotou um novo visual no dia do evento. Ela contou o que achou da ação: “Eu já venho há muito anos e venho porque eu adoro. Cada ano melhora. Não temos muitas coisas pra fazer aqui na região, aí esse evento dá mais oportunidades para as crianças aprenderem novas coisas e participar das atividades oferecidas”.  

Esse tradicional evento é promovido pela rede de serviços locais que é composta pela Escola Estadual Hermínio Sacchetta, UBS Chácara Santo Amaro (PAVS e  NASF), Associação do Bairro, CCA (Centro para Crianças e Adolescentes), CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento) – Projeto Sementinha, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, grupo de jovens e mais de 20 parceiros regionais.

A UBS Chácara Santo Amaro participa frequentemente das reuniões que articulam a ação. O Agente de Promoção Ambiente da unidade, Lucas Santos, falou sobre essa ação conjunta: “A gente não resume saúde em atendimento clínico, nem só em educação na escola ou no CCA [Centro para Crianças e Adolescentes], um serviço complementa o outro. Esse tipo de ação concretiza essa teoria. A gente se encontra em uma região muito afastada. São 5 quilômetros de estrada de terra, os espaços e as intervenções aqui são muito restritas, as instituições são muito pontuais e distantes. Esse tipo de evento abre a porta da escola, da UBS e dos outros serviços para a comunidade”. 

Dados das ações

O posto volante de vacinação realizou 43 atendimentos, sendo que 1.030 atendimentos foram feitos em todas as oficinas e exposições promovidas pela saúde ao longo do dia.

Os Agentes de Promoção Ambiental das unidades Chácara Santo Antônio, Chácara do Sol e Novo Horizonte estiveram presentes realizando atividades educativas pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), que foi responsável por coletar no dia 7.300 kg de pilhas, 7 litros de óleo de cozinha usado, além de 700mg de medicamentos vencidos. Em troca das doações, os usuários recebiam muda de plantas medicinais para plantar e cultivar em casa.