UBS da zona sul oferece orientação sobre introdução alimentar a mães de bebês que estão saindo da fase do aleitamento materno

O Grupo da Papinha é promovido toda última quarta-feira do mês pela equipe de profissionais da UBS Jardim São Bento, gerenciada pela Organização Social de Saúde Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim), com o objetivo de orientar as mães sobre a melhor forma de realizar a introdução alimentar, manter o aleitamento materno complementar de seus filhos e, assim, promover hábitos saudáveis desde a primeira infância.

O grupo é voltado principalmente a mães de bebês de quatro a seis meses, pois é neste período, quando a mãe retorna ao trabalho, que surgem as principais dúvidas. Por isso, o grupo também aborda a questão da ordenha, armazenamento e oferta correta do aleitamento materno. Além disso, as orientações garantem uma atenção maior à educação nutricional, evitando obesidade infantil e casos de alergias ou intolerâncias alimentares provocadas pela introdução antecipada de certos alimentos.

“Apresentamos às participantes a forma de preparo, armazenamento correto, higienização e a consistência adequada de acordo com a faixa etária. Esclarecemos também os tipos de alimentos corretos para cada fase. O leite de vaca e derivados, por exemplo, devem ser introduzidos a partir de um ano de vida. Já os alimentos com alto poder alergênico, como o mel e as oleaginosas, devem ser inseridos somente após dois anos de vida”, explica a nutricionista Kelcey Teixeira.

Entre os assuntos que ainda geram questionamentos entre as participantes está a consistência correta dos alimentos. “É um mito achar que a papinha precisa ser batida no liquidificador. É importante que aos poucos os pedacinhos sejam introduzidos, para que a musculatura do bebê se fortaleça”, explica a fonoaudióloga e uma das profissionais responsáveis pelo grupo Camila Maximino.

Os prejuízos do uso de mamadeira e chupeta também são abordados durante os encontros. “São raras as mães que não oferecem mamadeira ou chupeta para seus filhos. Aqui, conversamos com elas e trabalhamos a prevenção ao uso prolongado”, complementa Camila.

 Serviço:

UBS Jardim São Bento

Endereço: Rua João Robalo, 64

Telefone: (11) 5873-2681/5874-6115

Horário de Funcionamento: 7h às 17h, de segunda a sexta