UBS Jardim Maracá participa de mutirão de zeladoria e limpeza

Unidade ofereceu orientações sobre saúde e meio ambiente e doou mudas de hortaliças à população

O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da UBS Jardim Maracá, gerenciada pela Organização Social de Saúde Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim), participou do mutirão de zeladoria e limpeza “Maracá Lindo”, realizado pela Prefeitura Regional do Campo Limpo.

O PAVS expôs a maquete bairro sustentável, ofereceu orientações sobre saúde e meio ambiente e fez a doação de mudas de hortaliças à população, com o objetivo de incentivar o cultivo doméstico e a alimentação saudável.

Os profissionais da UBS também promoveram aula de alongamento, dança do ventre, além de ações de promoção à saúde, como a busca ativa de casos de tuberculose, aferição de pressão arterial e orientações sobre leptospirose e dengue.

Durante todo o dia foram realizadas atividades como poda, varrição, jardinagem, pintura de guias, plantio de plantas ornamentais e separação de recicláveis. O evento contou com a participação ativa da comunidade.

Projeto Gêmeas em Ação:

No território da UBS Jardim Maracá, há duas ruas paralelas divididas por um canteiro central, conhecidas como ruas gêmeas. Os moradores desse local possuem grande interesse em buscar melhorias para o bairro. Esse projeto busca fortalecer a atuação desses atores locais, envolvendo a participação comunitária, poder público e Unidade Básica de Saúde. O objetivo do projeto é o de fortalecer a mobilização comunitária em prol de melhorias no bairro.