Vereador Rodrigo Goulart reforça dicas de conscientização e prevenção do Coronavírus

Epidemia, pandemia, o que é verdade, o que é Fake News, até aonde estamos seguros, o que podemos fazer para nos proteger e proteger nossos familiares e amigos. São muitas as perguntas sobre o Coronavírus (COVID-19) que vem se alastrando pelo mundo e que agora se tornou uma dura realidade no Brasil, inclusive com uma morte já confirmada em São Paulo nesta terça-feira, 17 de março.

“Cada um tem que fazer a sua parte, nós estamos usando as nossas redes sociais para alertar sobre todas as decisões tomadas pelo Prefeito Bruno Covas para conter o avanço da doença em São Paulo, desmitificando algumas Fake News que estão se propagando na internet, fizemos uma cartilha lúdica ensinando as pessoas a se prevenirem da doença com ou sem álcool gel e também mandamos produzir três mil cartazes para afixar nos comércios e assim ajudar na conscientizar da população”, ressalta o Vereador Rodrigo Goulart.

O Prefeito Bruno Covas decretou estado de emergência na cidade, isso significa que diversas medidas serão tomadas para auxiliar no combate à transmissão do Coronavírus, dentre elas: suspensão do rodízio de veículos na cidade de São Paulo; viabilização de 490 novos leitos de UTI na rede pública; cancelamento dos eventos organizados pela Prefeitura; fechamento de Centros Culturais por tempo indeterminado; suspensão gradual das aulas da rede Municipal e Estadual; uso de água sanitária para desinfetar os ônibus do transporte público; suspensão dos turnos para servidores municipais; suspensão de concursos públicos, antecipação da vacinação contra a gripe, sem especificar uma data ainda.

“O Coronavírus se propaga pelo ar, através do contato físico e superfícies não higienizadas, então evite tossir e espirrar sem cobrir o rosto, evite aperto de mão, abraço e beijo, higienize as mãos sempre, assim como celulares, maçanetas, corrimãos, teclados e apoios de transporte público. Inclua no seu dia a dia essas e outras ações que vem sendo amplamente divulgadas nos meios de comunicação e procurem respeitar a recomendações de evitar aglomerações. Fique atento aos sintomas de coriza, dor de cabeça, temperatura alta (febre), tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória aguda, mas tenham cautela para procurar as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais”, recomenda Rodrigo.

Também é muito importante neste momento não propagar Fake News, então repassem somente aquilo que tiverem certeza que é verdade e que irá ajudar a população a se prevenir. “Estão rolando diversas fotos na internet mostrando animais com os rostos tampados por máscaras, copos, sacolas e até meias.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que não há nenhuma evidência de que cães e gatos possam ser infectados pelo vírus e que não há evidência de que os pets possam transmitir a doença para nós, portanto não se preocupe, e nada de colocar essas tralhas anti higiênicas em seu bichinho!”, reforça o Vereador que também é Médico Veterinário.