Zona Sul terá Hospital Veterinário

Prefeitura de São Paulo anuncia edital para construção do hospital; esforço do vereador Ricardo Nunes trará atendimento gratuito para cerca de 60 mil animais

Um esforço conjunto entre a população, o legislativo e a Prefeitura de São Paulo fez com que o prefeito Bruno Covas lançasse recentemente o edital para a criação de um hospital veterinário na zona sul. O assunto repercutiu na região, após o anúncio feito pelo vereador Ricardo Nunes, por meio de vídeo, em suas redes sociais. O projeto do hospital prevê cerca de 60 mil atendimentos por ano.

A luta pelo hospital originou diversas ações do vereador que trabalhou para transformar a ala veterinária da UNISA (Universidade de Santo Amaro) em hospital público; criou a Frente Parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo – para discutir o tema com a participação da comunidade – uma vez que a zona sul era a única região que ainda não possuía hospital para atender as demandas. “Acredito que nem toda população tenha condição de levar seus bichinhos para realizar um atendimento particular. Por isso, esse tipo de serviço gratuito é tão importante”, defendeu Ricardo Nunes.

O hospital veterinário da zonal sul oferecerá serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação, internação e atendimento em nove especialidades: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia. A escolha do local ficará á critério da empresa vencedora da licitação.

Atualmente, São Paulo conta com dois hospitais públicos para atendimento de urgência e emergência, na zona norte e leste. Os serviços são administrados pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclipeva-SP).

Ainda sobre defesa da causa animal, está tramitando um projeto de lei (PL 603/2015) na Câmara Municipal, também de autoria do vereador Ricardo Nunes, que institui a Virada Animal na cidade de São Paulo – um evento público destinado a promover informação e convivência relativas aos animais domésticos.