A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo fechou o ano de 2022 com cerca de 900 mil atendimentos para a população da cidade, realizados nas unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. A rede com 26 postos em todas as regiões do município dobrou o atendimento, em comparação ao ano de 2021, ofertando ao cidadão vagas de emprego, orientação sobre cursos, formalização para empreendedores, entre outros.
“Fizemos um balanço entre 2021 e 2022, com base nas pesquisas oficiais, e a Capital criou cerca de 480 mil vagas de emprego, 11% acima do período pré-pandemia, mostrando uma retomada econômica real em São Paulo. Aproveitando esse aquecimento no mercado, nossas equipes técnicas se mobilizaram para ampliar o relacionamento com as empresas, nesse último ano, e passamos também a realizar processos seletivos de grande porte. A iniciativa contempla todas as etapas, ou seja, da captação da vaga pelo Cate ao acompanhamento da entrega do uniforme ao funcionário contratado. A ação oferece maior assertividade ao empregador e segurança ao contratado”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Além disso, ampliamos nossos mutirões de emprego com foco específico, abrangendo desde o já tradicional para a pessoa com deficiência, ao público com mais de 50 anos”, conclui.
Somente no Contrata SP, mutirão de empregabilidade, passaram ao longo do ano passado 9,8 mil candidatos à recolocação profissional, que puderam acessar mais de 8 mil vagas de aproximadamente 100 empresas, dentre elas Ultrafarma, Sonda, Assaí, Petz, Coca-Cola Femsa e GRSA.
“Estou há sete meses trabalhando, depois de ter participado de um processo seletivo no Contrata SP – Pessoa com Deficiência, em 2022. Foi uma experiência muito boa no evento, pois contatei diversas empresas no mesmo dia e local. Conquistei uma vaga em uma atividade nova, que é o de ascensorista, um grande desafio, que tem me deixado satisfeito”, disse Roberto Vieira, morador da região leste da cidade.
Atendimento regional
A fim de facilitar o acesso do público aos serviços da Prefeitura de São Paulo nas áreas de emprego e empreendedorismo, quatro unidades móveis do Cate circulam periodicamente pela cidade. Em 2022, o Cate Móvel também passou a incluir em sua programação as estações das linhas azul, verde e vermelha do Metrô. A nova parceria com a Companhia do Metrô de São Paulo proporcionou novos meios para o cidadão acessar os programas de empregabilidade. As quatro unidades móveis atenderam mais de 21 mil participantes em todas as ações realizadas na cidade.
Além do atendimento móvel, a população da Capital conta com 26 unidades do Cate, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em espaços que são possíveis conciliar a resolução de outros serviços da administração municipal como em Subprefeituras e no Descomplica-SP. A população dispõe da rede de agências em bairros como São Miguel Paulista e Itaquera, na zona leste, Butantã, na zona oeste, Campo Limpo e Brasilândia, respectivamente nas regiões sul e norte. Somente na zona leste foram realizados mais de 180 mil atendimentos, seguida pela região sul com 165 mil, em 2022.
A unidade central do Cate concentra o maior movimento de trabalhadores realizando, periodicamente, processos seletivos de grande porte. O local é uma referência para as empresas que precisam promover a contratação de novos profissionais. O espaço possui salas, equipe para convocação e pré-seleção de candidatos, além de orientação e acompanhamento para dinâmicas de grupo e entrevistas. O atendimento para oferta de vagas pode ser feito pelo email solicitacaodevagas@prefeitura.sp.gov.br ou no telefone 11- 3357-2400.
Qualificação profissional
Os trabalhadores em busca de recolocação no mercado de trabalho também contam com a Prefeitura de São Paulo para aprimorar o currículo e poder ampliar as oportunidades de conquistar um emprego. Mais de 220 mil pessoas receberam qualificação profissional em 2022.
O acesso aos cursos gratuitos é possível por meio da plataforma do Portal Cate, que facilita a formação. O interessado pode estudar de qualquer lugar, por meio de smartphones ou computador em áreas como saúde, gastronomia e tecnologia. Ao final terá acesso a certificado, emitido diretamente pelo portal.
O montante de pessoas formadas no ano passado também foi possível com a oferta de cursos proporcionados pela Fundação Paulistana, órgão ligado à SMDET, que possui atuação na cidade com duas unidades da Escola Makiguti na área da saúde e em outras frentes de formação profissional em áreas com alta demanda no mercado e que também são as vocações de São Paulo.